Funcionando desde março de 2002 o Programa de Orientação e Recuperação de Toxicômanos (Porto), projeto da prefeitura e implementado pela Fundação de Ação Social (FAS) continua em plena atividade. Os profissionais que atendem no Porto foram capacitados através de curso de Treinamento Intensivo na área de Dependência Química, onde todos os funcionários participaram. O programa visa orientar adolescentes sobre o consumo de drogas, bem como ajuda ambulatorial para usuários.
O Programa de Orientação e Recuperação de Toxicômanos atua subdividido em três projetos. O primeiro refere-se à prevenção nas escolas, com a formação de educadores. O segundo é específico para adolescentes, onde a assistência é feita através de indicação dos professores ou pais dos adolescentes envolvidos com drogas. São formados grupos atendidos dentro do Porto. Situado à Conde de Araruama, 569 – Centro, o Porto está disponível para prestar informações sobre dependência química e adolescência.
O terceiro projeto diz respeito ao atendimento ambulatorial de dependência química baseado no modelo Minesota, que preconiza a abstinência e o trabalho em grupos com dependentes químicos e terapeutas. O ambulatório funciona à tarde. O programa Minesota é baseado nos 12 passos dos grupos Anônimos. A tônica fundamental é o reconhecimento da impotência perante a droga e o despertar da humildade e ajuda ao outro.