Funcionando desde de março de 2002 o Programa de Orientação e Recuperação de Toxicômanos – Porto, projeto da prefeitura, implementado pela Fundação de Ação Social (FAS), é reconhecido como referência na região, devido o trabalho executado com usuários de drogas e seus familiares. O resultado pode ser visto através dos relatórios mensais. A atividade cresce, não só individual com apoio às famílias, ambulatório individual e familiar, além de atendimento a adolescentes e grupo de tabagistas. Até o mês de outubro deste ano, foram 1.882 atendimentos individuais e cerca de dois mil às famílias.
Os profissionais que atendem no Porto foram capacitados, através de curso de Treinamento Intensivo na área de Dependência Química, onde todos os funcionários participaram. O programa visa orientar adolescentes sobre o consumo de drogas, bem como ajuda ambulatorial para usuários. O curso ministrado teve objetivo de treinar profissionais quanto aos conceitos básicos de dependência química, capacitando-os para a elaboração e implantação dos programas de tratamento. O treinamento se dá através de aulas expositivas, exibição de filmes e estudo de casos.
Na opinião da dona de casa M.L., que prefere não ter o nome divulgado, o Porto foi salvação para a filha C. a se livrar do vício das drogas.”Minha filha usava drogas desde os doze anos e foi internada em clínicas de recuperação diversas vezes, mas não adiantava. Ela saia da clínica e ia se drogar e eu não entendia porque isso acontecia. Até que procurei ajuda no Porto. A partir daí passei a entender e a lidar melhor com a situação. Hoje, minha filha está, há seis meses, abstêmica, o que considero uma vitória”, contou. M.L. Ela acrescentou que o primeiro consolo que obteve, após anos de luta (a filha está com 25 anos), veio do Porto.
Já a universitária C., procurou o Porto para aprender a lidar com o marido alcoólatra. “Cansada de sofrer sem encontrar saída, ouvi falar do Porto e resolvi participar de uma reunião com a terapeuta ocupacional Miriam di Giovanni. A organização do Porto é impressionante. No início, não acreditava que fosse funcionar, ainda mais que é de graça, mas com o decorrer do tempo, vi os resultados e fiquei surpresa. As mudanças foram visíveis. Tanto que meu marido está se modificando e não encontra mais tanto prazer na bebida como antes. Acho que a acolhida que temos aqui é fundamental para o sucesso do tratamento”, afirmou.
Programa implementa ações
O Programa de Orientação e Recuperação de Toxicômanos atua subdividido em três projetos. O primeiro refere-se à prevenção nas escolas, com a formação de educadores. O segundo é específico a adolescentes, onde a assistência é feita através de indicação dos professores ou pais dos jovens envolvidos com drogas. São formados grupos atendidos dentro do Porto. Situado na rua Conde de Araruama, 569 – Centro, o Porto está disponível para prestar informações sobre dependência química e adolescência.
O terceiro projeto diz respeito ao atendimento ambulatorial de dependência química baseado no modelo Minesota, que preconiza a abstinência e o trabalho em grupos com dependentes químicos e terapeutas. O ambulatório funciona pela manhã e à tarde.
Programa Minesota
O programa Minesota é baseado nos 12 passos dos grupos Anônimos. A tônica fundamental é o reconhecimento da impotência perante a droga e o despertar da humildade e ajuda ao outro.