A atividade vai acontecer todas às terças-feiras
A partir desta terça-feira (15), o Programa de Saúde Mental da Secretaria de Saúde vai realizar roda de conversa especial. A atividade semanal vai acontecer todas às terças, das 14h às 15h30, no auditório do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Othon Barroso De Carvalho - que funciona na Avenida Agenor Caldas 442, Imbetiba (em frente ao CAPSad). Os interessados em participar devem procurar o CAPSad Porto, situado na Avenida Agenor Caldas, nº 261, Imbetiba, das 8h às 17h, ou entrar em contato com o telefone (22) 2796-1295 ou e-mail: capsadporto@macae.rj.gov.br
A programação é direcionada aos frequentadores de qualquer dispositivo da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS de Macaé); alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos Othon Barroso De Carvalho (CEJA); familiares dos frequentadores da RAPS;estudantes da área da saúde e demais interessados na área de saúde mental.
A atividade será conduzida pelo musicoterapeuta Nelson Cruz, com canções cantadas e tocadas de forma espontânea. O foco é a experiência de "fazer o musical" em grupo. Outra finalidades são: repassar emoções e conteúdos, através da música em um espaço protegido, mas sem intenção de se constituir uma terapia; proporcionar a convivência e sentimento de grupo; contribuir com a diminuição dos estigmas atribuídos aos que apresentam transtornos mentais e fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas; fortalecer construções coletivas dos participantes e levar a diversão.
O Programa Municipal de Saúde Mental abrange os atendimentos nos seguintes espaços: Centros de Atenção Psicossocial (Caps Betinho- adultos), Capsi Oficina da Vida (adolescentes), Caps Ad (Álcool e Drogas), Núcleo Municipal de Saúde Mental (Imbetiba), e Residência Terapêutica.
Os Centros de Atenção Psicossocial têm o objetivo de atender as pessoas com transtornos mentais graves e persistentes e seus familiares. A equipe do Caps está habilitada para prestar o cuidado em atenção psicossocial, buscando preservar a cidadania, o tratamento no território e seus vínculos sociais.
Também são oferecidas psicoterapia em grupo, oficinas terapêuticas, atividades comunitárias e artísticas, orientação e acompanhamento do uso de medicação, bem como atendimento domiciliar aos usuários e familiares.