logo

Programa Escola em Ação formaliza nova parceira

08/04/2011 14:23:48 - Jornalista: Assessoria Educação

O Programa Escola em Ação, que em Macaé acontece em oito escolas municipais em áreas de vulnerabilidade social, formalizou na manhã desta quinta-feira (7) nova parceria para implementação de um grupo com foco na geração de renda. O Termo de Parceira foi assinado entre o Instituto Crescer e a empresa do setor de produtos siderúrgicos, hidráulicos e navais Globomar. O evento contou com a participação da empresa Odebrecht Óleo & Gás e da Secretaria Municipal de Educação de Macaé.

Segundo o coordenador do Programa, Domiciano de Souza, a ação que será desenvolvida por meio da parceria firmada com a Globomar parte do reconhecimento de que as pessoas das comunidades são fontes de iniciativas, com saberes que precisam ser estimulados e revelados, em condições de se unirem em torno de um projeto coletivo, que possibilite ao grupo a elevação da sua auto-estima, a construção de uma nova visão sobre o local onde vivem, a geração de renda, e principalmente a efetiva participação no rompimento com as situações de vulnerabilidade que são submetidos cotidianamente.

Em Macaé, o Programa é realizado desde 2007 por meio da colaboração entre a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a empresa Odebrecht Óleo & Gás e a Unesco. Em 2009 o Instituto Crescer se uniu ao grupo para a operacionalização das ações. Segundo a coordenadora de Responsabilidade Social da Odebrecht Óleo & Gás, Emile Machado, o Programa avança na identificação e mobilização de parceiros que possibilitem a execução das ações de forma sustentável.

Ela explica que as empresas podem se unir ao Programa disponibilizando recursos financeiros, técnicos, científicos e humanos, além de estimular a participação voluntária dos seus colaboradores na realização de atividades nas escolas que fazem parte do Programa. Precisamos congregar esforços do poder público, da iniciativa privada e da sociedade para criar melhores condições de vida nas comunidades.

A Globomar irá cooperar para a implantação de uma ação com foco em geração de renda, inserida no Projeto de Qualificação Profissional do Programa, que é realizado desde 2008. No Colégio Municipal Eraldo Mussi, no bairro Malvinas, cerca de seis pessoas já frequentam o grupo, que troca saberes, faz produções coletivas e recebe insumos e qualificação por meio do Programa.

- O Escola em Ação foi o programa carro chefe desse tipo de apoio às escolas e às comunidades. Outros similares podem surgir ou novas empresas devem se unir a essa ação. Isso viria a colaborar muito para a melhoria da qualidade da educação e para a diminuição da violência em nosso município, tão impactado pelo crescimento acelerado, considera a Subsecretária de Educação, Rose Salgado.

O coordenador do Programa, Domiciano, destaca a importância desse tipo de ação para a inclusão social de jovens.

- O programa está inserido em comunidades onde são os jovens que mais cometem como também são os que mais são vitimas da violência. Nestes espaços as ações do Programa, em muitos dos casos, são a única possibilidade real para o rompimento com o ciclo de violência.

Além do Projeto de Qualificação Profissional do Escola em Ação são desenvolvidos os projetos “Abrindo Espaço”, desde 2007, em quatro escolas da rede, com atividades de lazer, esporte, arte e cultura no contraturno e aos fins de semana; o “Caia na Rede”, desde o ano passado, em quatro outras escolas, e, em fase de implantação, o “Círculo de Leitura”.

O “Caia na Rede”, com quatro laboratórios de informática, além da inclusão digital, tem como proposta o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem multidisciplinar, com metodologias próprias. O “Círculo de Leitura”, com foco no letramento, visa estimular nos alunos das escolas pública o desenvolvimento do hábito de leitura.