logo

Programa Escola em Ação realiza Evento de Integração 2011

06/12/2011 07:32:36 - Jornalista: Carlos Fernandes

Para encerrar as atividades de 2011 e anunciar as novidades para o ano que vem, o Programa Escola em Ação realizou, no sábado (3), das 8h às 14h, o seu Evento de Integração 2011. A ação aconteceu no Ginásio Poliesportivo Maurício Soares Bittencourt e contou com a participação de todas as escolas em que os projetos do programa são desenvolvidos.

Este ano, o tema escolhido foi o Circo e os alunos tiveram oportunidade de participar de oficinas de acrobacia aérea e em solo, mágica, malabares, perna de pau, rola-rola, roda alemã e exótica, pintura/desenho, bola mania e slackline. Além disso, o grupo circense “Acroloucos” se apresentou e, no final, houve distribuição de livros em formato pop up.

O Escola em Ação é uma iniciativa de responsabilidade social empresarial da Odebrecht Óleo & Gás, em parceria com a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, e a Unesco, importante para apoiar a inserção social, educacional e produtiva de crianças, adolescentes e jovens, reduzindo os índices de violência e exclusão, como destaca o secretário de Educação, Guto Garcia:

- O Escola em Ação tem ajudado a mudar o aspecto da escola que não está se limitando apenas nas disciplinas da grade curricular, mas partindo para outras vertentes. Isso faz que as relações se humanizem, além de mostrar às crianças que elas têm uma oportunidade e para a comunidade que ela pode fazer parte do cotidiano da escola.

Segundo a gerente de Responsabilidade Social da Odebrecht Óleo & Gás, Emile Machado, o balanço positivo em relação ao Escola em Ação em 2011 é o resultado da efetiva união de esforços entre o setor privado, representado pela empresa, do poder público, representado pela Secretaria de Educação, e da sociedade civil, representada pelos voluntários, na construção de oportunidades de desenvolvimento para crianças e adolescentes que vivem em comunidades com alto índice de vulnerabilidade social. O Evento de Integração coroou o sucesso desta iniciativa:

- Nosso objetivo foi criar um momento de integração entre todas as crianças e adolescentes atendidos pelo Programa, para que interagissem através das oficinas, desenvolvessem novas habilidades e pusessem em prática o direito de brincar, para que construam novos valores rumo a uma cultura de paz que os ajude a se tornarem adultos saudáveis responsáveis por si e pelas futuras gerações.

Em 2011, o Programa Escola em Ação beneficiou mais de três mil crianças e adolescentes diretamente, além de contribuir indiretamente para a melhora de vida de aproximadamente 40 mil pessoas. Números estes que, em 2012, prometem ir ainda mais além: “A distribuição de livros que fizemos ao final do Evento de Integração 2011 representa o compromisso da Odebrecht Óleo & Gás com o desenvolvimento da criança e do adolescente que, obrigatoriamente, passa pela leitura, que será um dos nossos principais focos em 2012”, adiantou o coordenador do Programa, Domiciano de Souza.

Na opinião da subsecretária de Ensino Fundamental, Gelda Tavares, a ação idealizada para a realização do projeto em 2012 é importante: “A leitura como fantasia, como a arte, como amor, vai além do que é dado na escola e só agrega a educação integral que proporcionamos aos nossos alunos”, afirmou.

Para Adelina de Jesus Ribeiro, diretora do Colégio Municipal Eraldo Mussi, o objetivo principal é trabalhar a alegria, porque a criança, para aprender, precisa primeiro da afetividade: “A oportunidade que o Escola em Ação oferece é um instrumento a mais para proporcionar alegria aos alunos e, especialmente, uma integração com a comunidade. O que queremos mostrar com isso, é que estas crianças têm um horizonte, e que, muitas vezes, por elas viverem em um contexto complicado, não tem a oportunidade de perceber”, pontuou.

A diretora do Colégio Municipal Engenho da Praia, primeiro beneficiado pelo programa, em 2007, acredita que a maior conquista é poder dar oportunidade para que crianças que não tinham perspectivas passem a ter um referencial e se transformem em grandes cidadãos:

– O trabalho do Escola em Ação é com valores, com resgate de identidade, para que os alunos se sintam cidadãos capazes de fazer. Que essa iniciativa se estenda por outras empresas, porque a responsabilidade social não deve ser somente do poder público, mas da iniciativa privada, além de um compromisso da sociedade – disse Ivone Rodrigues.

O aluno do 2º ano do Eraldo Mussi, José Rinaldo, também percebeu os benefícios de participar dos projetos do Escola em Ação: “Gosto de fazer as atividades porque assim faço outras coisas além da sala de aula, o que me ajuda a aprender mais coisas”, falou.

O Programa Escola em Ação atua em três eixos nas escolas da rede municipal. O “Abrindo Espaços” promove o funcionamento das unidades durante o final de semana para disseminar uma cultura de paz e permitir o desenvolvimento de crianças e adolescentes através de oficinas sócio-educativas de arte, esporte e lazer realizadas por voluntários da própria comunidade. Já o “Caia na Rede” tem como foco a inclusão digital, através da montagem de laboratórios de informática para potencializar a ação do professor para além da sala de aula. Já a qualificação profissional acontece em todas as escolas atendidas pelo Escola em Ação, com o objetivo de qualificar a mão de obra local, diminuindo o nível de pobreza e criando melhores condições para as famílias.