Está tudo pronto para que os 100 guardas seniores comemorem um ano de criação do programa. Para celebrar a data, equipe da Guarda Municipal promove nesta terça-feira (15), a partir das 20h no Clube Cidade do Sol, um jantar dançante com o cantor Zeca Ribeiro. Fazendo parte da política de governo municipal de investir no social, o programa, coroado com sucesso, possibilita que pessoas com idade igual ou superior a 60 anos tenham uma melhor qualidade de vida.
Boa parte dos idosos hoje são chefes de família e nessas famílias a renda média é superior àquelas chefiadas por adultos não-idosos. Segundo o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 62,4% dos idosos e 37,6% das idosas são chefes de família, somando 8,9 milhões de pessoas. Além disso, 54,5% dos idosos chefes de família vivem com os seus filhos e os sustentam.
Nos próximos 20 anos, a população idosa do Brasil poderá ultrapassar os 30 milhões de pessoas e deverá representar quase 13% da população ao final deste período. Em 2000, segundo o Censo, a população de 60 anos ou mais de idade era de 14.536.029 de pessoas, contra 10.722.705 em 1991. O peso relativo da população idosa no início da década representava 7,3%, enquanto, em 2000, essa proporção atingia 8,6%. A participação dos idosos com 75 anos ou mais no total da população em 1991, era de 2,4 milhões (1,6%) e, em 2000, 3,6 milhões (2,1%).
O diretor-presidente da Guarda Municipal de Macaé, Antônio Franco, fala sobre a importância de bem cuidar do idoso.
- O envelhecimento da população brasileira é reflexo do aumento da expectativa de vida, devido ao avanço no campo da saúde e à redução da taxa de natalidade. Quando proporcionamos ao idoso mais qualidade de vida, com trabalho, diversão e atividades que os façam úteis à sociedade, eles vivem mais. O programa Guarda Sênior é um sucesso, porque oferece aos idosos a possibilidade de serem atuantes, fazendo com que se sintam vivos, necessários e importantes. É muito importante que o idoso seja valorizado e amado, frisa Antônio Franco.