Foto: Arquivo
Guarda Sênior conta hoje com cerca de 100 idosos, que atuam seis horas por dia.
Guardas municipais de Casimiro de Abreu visitaram esta semana o quartel da Guarda Municipal de Macaé, com objetivo de integrar as corporações. A Guarda de Casimiro também buscou informações sobre o programa Social Guarda Sênior para a implantação naquele município.
A pedido do comandante da Guarda Municipal de Casimiro de Abreu, os inspetores Araújo e Accioli reuniram-se com a coordenadora do Programa social de Macaé, Elaine Chança. Ela passou todos os subsídios necessários para o início do Programa em Casimiro, explicou o funcionamento do Guarda Sênior de Macaé, mostrou as leis necessárias para sua implantação, os projetos realizados e falou da importância do Estatuto do Idoso.
A coordenadora Elaine Chança disse que se sente vitoriosa em saber que um programa que ajuda aos idosos está servindo de incentivo a tantas cidades a ajudarem aos idosos. Elaine se lembrou da luta para a implantação do Programa em Macaé e informou que o Programa é pioneiro no Brasil. O Programa Guarda Sênior foi implantado pelo vereador Antônio Franco quando diretor presidente da Guarda de Macaé com total apoio do prefeito Riverton Mussi.
O Programa Guarda Sênior tem mais de cem idosos e foi implantando pela Guarda Municipal de Macaé com apoio do Núcleo de Proteção ao Idoso, cumprindo, no âmbito municipal, a política do Estatuto do Idoso. Os guardas cumprem escala de seis horas diárias e recebem um salário mínimo, atuando como orientadores da população em locais como praças e no calçadão da Avenida Rui Barbosa, assim como nas escolas municipais.
O principal objetivo do projeto é fazer com que o idoso volte a se sentir útil, elevando a sua autoestima. Além do trabalho, aulas, palestras, bingo, festival de piadas, festival dançante, festa junina, festival de poesias, olimpíadas, atendimento médico e bucal e viagens fazem parte do dia a dia dos agentes da Guarda Sênior.