logo

Programa Guardião foi selecionado pelo Fome Zero da Petrobras

29/09/2006 15:34:45 - Jornalista: Alexandre Bordalo

O Guardião, programa municipal de atenção à família vítima de violência, da Fundação de Ação Social (FAS), ficou entre os 145 projetos selecionados pela Petrobras, que os colocará entre seus objetos de responsabilidade social. Foram 4.517 trabalhos das mais diversas cidades brasileiras. Dentre os escolhidos, 68, incluindo o projeto macaense participarão da Carteira de Projetos.

A Carteira de Projetos visa incentivar a participação de parceiros, clientes e fornecedores da cadeia de negócios da companhia no campo de responsabilidade social e ambiental. Tem o objetivo de mobilizar novos atores do meio empresarial para o desenvolvimento de parcerias em busca da transformação da realidade social brasileira.

Segundo a organizadora do projeto da FAS, a assistente social Samantha Fragoso, o Guardião tem como meta formatar a rede de serviços, que atende às famílias vítimas de violência. “São vários projetos em Macaé para auxílio a crianças, mulheres e até mesmo ao agressor, que pode ser dependente químico. Nossa intenção é implantar a rede seguindo a nova política do Sistema Único de Assistência Social (Suas)”, disse Samantha.

Dessa maneira, haveria unificação do cadastro das famílias - quantas estão sendo atendidas, quais os serviços acionados e o valor gasto com a violência. “Tudo isso vai otimizar os recursos, com inserção social e melhorar a qualidade do trabalho, promovendo sinergia”, acentua Samantha.

- Pedimos financiamento à Petrobras para a elaboração do programa de cadastro e agenda unificados, buscando também a aquisição de equipamentos para operar o fluxo de dados e o custeio de mão-de-obra na área de informática – explicou a assistente social da FAS. – É a terceira vez que a fundação participa desta seleção pública com a Petrobras, sendo a primeira que alcançamos nível de elaboração atualizado com a linguagem de inclusão social e qualidade técnica, em consonância com os parâmetros de qualidade da Petrobras.

Como justificativa para este sucesso, Samantha disse que o projeto macaense teve originalidade na proposição de novas tecnologias sociais. “Atenção empresas parceiras da Petrobras, aqui está um projeto com selo de qualidade técnica integrante da Carteira de Projetos Petrobras - Fome Zero”, anuncia

Para alcançar esta colocação no processo seletivo, o projeto Guardião passou pelos seguintes níveis: aprovação administrativa, técnica e da comissão. Setenta e seis projetos receberão apoio direto da empresa, que investirá cerca de R$ 20 milhões para patrociná-los.

Para o presidente da FAS e idealizador do programa Guardião, Fernando Horta, o reconhecimento por parte da Petrobras, empresa de renome internacional, demonstra a seriedade do trabalho desenvolvido, com diversos setores públicos e não governamentais e sua importância no combate à violência na célula familiar.

- Faço um apelo às empresas sediadas no município para que se alinhem ao programa Fome Zero da Petrobras, viabilizando a concretização desta iniciativa pioneira na área social, conclui Horta.