Com a coordenação da Fundação de Ação Social (FAS), estiveram reunidos diversos órgãos municipais, na sede do Lions Imbetiba, na quarta-feira (18), para implantar o Programa Municipal de Proteção à Família – Guardião. Este programa visa atender à família como um todo: criança, adolescente, idoso, portadores de deficiência, nas questões sociais, principalmente no referente à violência.
O Sentinela, que atendia crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual foi transformado em uma das ações do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que a partir de agora terá atribuições mais abrangentes, atendendo a família.O Creas centralizará as informações sobre os atendimentos sociais, inserindo as famílias no Guardião.
Participaram da reunião o Creas, Guarda Municipal, HPM, Semusa, Nuam, Conim, Fundai, Unidade de Emergência Pediátrica, Semas, Núcleo de Saúde Mental, Conselho Tutelar, PSF e Pronto Socorro do Parque Aeroporto, que são portas de entrada dos atendimentos voltados à família.
- A sinergia destes órgãos em prol do melhor atendimento às famílias será importante para a eficácia e a excelência dos serviços prestados aos componentes da célula mãe da sociedade, que é a família -, ressaltou o presidente da FAS, Fernando Horta. Ele acrescentou que o sucesso da rede dependerá da participação, do empenho e da competência de todos os envolvidos no processo.
Segundo a assistente social do Programa de Saúde Mental, Raquel Lima da Silva, serão fundamentais os trabalhos desenvolvidos pelo Guardião e pelo Creas. “É necessário que aconteçam mensuração e controle nos atendimentos sociais voltados à família, com serviços de melhor qualidade em menor tempo”, registrou.
A implantação do Guardião faz parte do Guia número um do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Secretaria Nacional da Assistência Social (SNAS), sendo uma prioridade determinada pelo prefeito Riverton Mussi. A próxima reunião está marcada para o dia 31 de maio, às 15h, no Lions Clube Imbetiba, parceiro da prefeitura nas questões sociais.