Foto: Divulgação
Iniciativa é um instrumento para o desenvolvimento de atividades educativas junto aos usuários.
Com o objetivo de um atendimento humanizado, pautado na prevenção e promoção da saúde, o Programa IST/Aids, da Secretaria de Saúde, retomou, nesta semana, as atividades do projeto de sala de espera do serviço, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Segundo a coordenadora do programa IST/Aids, Sandra Barcelos, a sala de espera é um instrumento para o desenvolvimento de atividades educativas junto aos usuários.
Ela explicou, que a parceria com o Grupo Apheto, coordenado pela professora Lismeia Soares e de EAN 3, do curso de Nutrição, coordenado pela professora Flávia Lima é uma vivência dos acadêmicos com os usuários. "Os discentes foram os moderadores da ação e a temática abordada teve o objetivo de acolher os participantes na roda de conversa", disse.
"É importante frisar que este trabalho contribui significativamente na saúde dos usuários da unidade e de seus usuários, através das temáticas de educação em saúde", pontuou.
Para a professora Lismeia Soares, foi uma experiência maravilhosa.
"Ao final, o grupo fez uma divertida reflexão sobre suas formas de percepção de si mesmos enquanto "sujeito " e da vida. Em seguida, todos confraternizaram juntos com um café da tarde saboroso", garantiu.
"O retorno dessas atividades de sala de espera, principalmente, nesse novo espaço que ficou tão especial e propício para o desenvolvimento dessas ações e troca de experiência coletiva", falou.