Foto: Rui Porto Filho
Primeiro encontro reuniu poder público e iniciativa privada
Macaé é mais um município participante do programa Lidera Turismo, uma iniciativa que busca fomentar o setor no estado, estimulando ações locais para fortalecer o desenvolvimento econômico e as empresas fluminenses. Nesta quinta-feira (12), representantes do poder público municipal e iniciativa privada estiveram no primeiro encontro, realizado no hotel Royal. O evento foi promovido pelo Sebrae, em parceria com Ministério do Turismo, Governo Estadual e Companhia do Turismo do Rio de Janeiro (TurisRio).
Para o subsecretário de Turismo, Leonardo Anderson da Silva, o trabalho conjunto visa a promoção do setor. "É uma oportunidade de usar a criatividade e inovação para fortalecermos o turismo regional. Em Macaé, iremos fomentar ações na área urbana e também na serra", frisou o subsecretário.
O coordenador do Programa Estratégico do Turismo do Sebrae/RJ, Bruno Fernandes, afirmou que serão realizados seis encontros. A proposta é desenvolver um mapa estratégico. "Iremos, ainda, fazer o monitoramento e acompanhamento das ações desenhadas no mapa. Esse apoio é fundamental para criar um ambiente favorável", acrescentou.
A representante do Polo Macahe Antiga, Adriana Barboza, falou sobre a importância de participar do encontro. "Temos que olhar o turismo como um negócio, além de ser uma oportunidade de conhecimento e integração", avaliou.
O proprietário de uma agência de turismo, Vitor Ponce, também está participando do programa e acredita que a iniciativa contribuirá para o desenvolvimento da cadeira produtiva do turismo.
O Programa
O Lidera Turismo realiza a análise dos cenários e cadeia produtiva do setor, atores envolvidos e seus papéis, sustentabilidade, além de políticas públicas e situação do destino turístico. Os conteúdos são: competitividade, demandas e tendências do mercado turístico, inovação, gestão pública empreendedora, direcionamento estratégico, ações prioritárias para o desenvolvimento da área, projetos prioritários, fontes de financiamento, critérios para o apoio a projetos pelo Ministério do Turismo. Estão incluídos, também, suporte técnico presencial e a distância, seminários técnicos, casos de sucesso e novas práticas, workshop e apresentação dos projetos elaborados ao longo do programa.