logo

Programa Macaé de Primeiro Emprego é referência nacional

11/03/2008 15:48:39 - Jornalista: Catarina Brust

O Programa Macaé de Primeiro Emprego – Juventude Cidadã (PMPE) já é referência nacional. Representantes da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego do Rio estiveram nesta terça-feira (11), na secretaria de Trabalho e Renda (Semtre) para conhecer o PMPE desenvolvido pela prefeitura de Macaé entre novembro de 2006 e fevereiro de 2007. O PMPE atendeu três mil jovens entre 16 e 24 anos que participaram de 19 cursos de qualificação.

O PMPE é fruto do convênio firmado entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Semtre e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac). A prefeitura do Rio de Janeiro ao iniciar a implantação do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego na cidade, teve como referência do MTE a cidade de Macaé.

- A implantação do PMPE - Juventude Cidadã sinaliza a sensibilidade do prefeito Riverton Mussi de atendimento à juventude, não medindo esforços para o desenvolvimento do programa na cidade. Hoje, a prefeitura pode estar passando sua experiência para outros municípios que pretendem promover o desenvolvimento para todos, afirmou o secretário de Trabalho e Renda, Robério Fernandes, acrescentando que é intenção da prefeitura renovar o projeto para beneficiar cerca de mil jovens.

Dos três mil jovens que participaram do PMPE, 850 já estão inseridos no mercado de trabalho. O município criou a Lei Municipal do Primeiro Emprego, que oferece um terço do salário-mínimo durante 12 meses, como incentivo para os jovens se manterem no primeiro trabalho. Para ter direito ao benefício, os jovens devem apresentar documentos que comprovem que estão trabalhando, como a Carteira de Trabalho.

O Programa Macaé de Primeiro Emprego atendeu três mil jovens, que tiveram aulas de qualificação profissional e de noções de cidadania, direitos humanos e ética. Os jovens têm idade entre 16 e 24 anos, e participaram de 19 cursos de qualificação, como almoxarife, operador de telemarketing, auxiliar administrativo, entre outros.

- O PMPE é um grande trunfo contra a violência porque beneficia os jovens entre 16 e 24 anos que estão suscetíveis às situações de risco e vulnerabilidade social. Durante o desenvolvimento do projeto os jovens apresentam uma mudança radical de comportamento, tomando uma postura mais responsável diante da vida, esclareceu a coordenadora do PMPE, Dilma Negreiros

Rio terá sete mil vagas

A intenção da prefeitura do Rio é desenvolver o projeto para sete mil jovens. Os participantes do programa terão qualificação em administração, turismo, alimentação e telemática. “Quando iniciamos o contato com o Ministério do Trabalho em Brasília eles citaram como exemplo, a cidade de Macaé que implantou o projeto com sucesso. Por isso, viemos conversar com o secretário para conhecermos como o projeto foi desenvolvido na cidade”, explicou Flávia Rangel, coordenadora de projetos da secretaria Municipal de Trabalho e Emprego do Rio.

As inscrições no Rio serão feitas nos quatro Centros de Trabalho e Emprego, localizados na zona Norte, Sul, Oeste e no Centro. “Também estaremos fazendo uma grande divulgação na mídia, por meio de cartilhas e junto às Associações de Moradores e líderes comunitários, visando sensibilizar os jovens a participarem do projeto”, acrescentou Jurandi Andrade, técnico de projeto da secretaria Municipal de Trabalho e Emprego do Rio.