A coordenadora do Programa Macaé de Primeiro Emprego/Projeto Juventude Cidadã, Dilma Negreiros, e os profissionais do Setor de Qualificação da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Antônio Augusto dos Santos e Rodrigo Sarzedas, estiveram nesta quarta-feira (30), em Glicério, para o processo de matrícula dos candidatos da serra. As matrículas vão até dia 06 de setembro e os selecionados devem se dirigir a Funemac para concluir o processo. Para quem não se inscreveu, a última chance será o Balcão de Reserva. Neste caso, devem procurar a secretaria de Trabalho e Renda (Estrada do Imburo, s/n).
O Programa é uma parceria do Ministério do Trabalho e Emprego com a Prefeitura de Macaé, através da Semtre. Segundo Cláudio Bogado, Secretário de Trabalho e Renda, a meta é qualificar cerca de três mil jovens macaenses, na faixa etária de 16 a 24 anos e de inserir, pelo menos, 30% destes profissionais no mercado de trabalho. “No Juventude Cidadã, o jovem tem aulas de noções de cidadania e direitos humanos e de serviço voluntário. O programa inclui o estímulo do crescimento do nível de escolaridade e a inserção no mercado de trabalho”, diz Bogado.
São exigências para inscrição, o jovem estar matriculado em escola de ensino regular ou ter terminado o ensino médio, não ter tido vínculo empregatício, apresentar CPF, identidade, título de eleitor e comprovante de residência e comprovar renda familiar de meio salário mínimo por integrante da família. Os jovens selecionados receberão o curso profissionalizante, lanche, vale transporte (em caso de necessitar de locomoção por ônibus) e uma Bolsa Auxílio Mensal que será de cinco parcelas de R$ 120.
Cursos
Os cursos que deverão ser ministrados na região serrana são: turma de 30 alunos em Cultivo Regional (Especialização em Frutas e Legumes) na Bicuda; turma de 40 alunos em Auxiliar de Escritório e turma de 40 alunos em Artesanato Regional (Beneficiamento de frutas) em Córrego do Ouro; turma de 40 alunos em Guia de Turismo, turma de 30 alunos em Vendedor de Comércio Varejista (Vestuário), turma de 40 alunos em Artesanato Regional (Fibra da Bananeira) e turma de 30 alunos em Cultivo Regional (Catadores de Sementes), em Glicério; turma de 40 alunos em Recepcionista no Trapiche e turma de 40 alunos em Guia de Turismo, turma de 40 alunos em Recepcionista, turma de 40 alunos em Artesanato Regional (Fibra da Bananeira e Cerâmica), no Sana. Os demais cursos serão realizados em Macaé (sede).