Foto: Kaná Manhães
O Nova Vida pretende aumentar o número de jovens inseridos no Programa
Programa exclusivo da Prefeitura de Macaé, o Nova Vida, da Secretaria de Assistência Social, está mudando de endereço. No novo espaço, lugar para todos os sonhos do Projeto, como sala de oficinas e apresentação de vídeos e ambiente para reuniões/encontros com os pais e palestras. Tudo com o intuito de promover uma maior proximidade com os familiares dos jovens assistidos além de, enfim, conseguir atingir o quantitativo oficial de 500 jovens, previsto pelo Programa.
Na Rua Alfredo Backer, 560, no Centro, o Nova Vida pretende aumentar o número de jovens inseridos no Programa, hoje atendendo 235 adolescentes. A coordenadora do Programa e assistente social, Marília Nunes Bastos, vê total relação entre número de crianças e jovens inseridos nos programas sociais e redução da criminalidade nas cidades: “Quanto mais jovens capacitados, menos população de rua e redução da criminalidade”, afirma. Ao novo espaço, só faltam alguns móveis, linha telefônica e internet:
- Já ocupamos e estamos atendendo as pessoas aqui. O que queremos com o novo espaço, que há um ano lutávamos por ele, é trazer a família do jovem assistido para mais próximo do Programa, promovendo, assim, uma maior sensibilização dos familiares.
A coordenadora acredita que para o bom desenvolvimento do Programa é fundamental a participação da família: “Em todos os espaços de vida do jovem é fundamental o acompanhamento pela família. Não adianta, por exemplo, a equipe do Nova Vida acolher e a família não estar presente no processo”, ressalta.
Uma Experiência
Quem fez parte do Nova Vida foi a funcionária pública da Prefeitura de Macaé, a Assistente Administrativa em Logística Miriã Monteiro. Ela entrou para o Programa em 1997, quando tinha 14 anos e afirma que foi definitivo para sua formação pessoal e profissional. Miriã é formada em Gestão em Recursos Humanos e é o terceiro concurso público que passa.
- Meu primeiro emprego foi na Secretaria de Agricultura, pelo Nova Vida. O Programa me incentivou a estudar e, a partir de então, construi uma nova história. Tive oportunidade profissional e também incentivo à dedicação ao estudo. O Nova Vida foi um divisor de águas para mim.
Na visão do Nova Vida não existe inclusão sem escolaridade; não adiantando, desta forma, o mercado oferecer oportunidades se os jovens não estão qualificados ou se qualificando para assumir os postos profissionais oferecidos. Por isso, o Programa quer mais, ou melhor, sabe que pode fazer muito mais em termos de capacitação profissional e também capacitação para a vida destes jovens, com o quê a nova sede contribuirá muito.
No espaço, recepção, sala de psicologia, sala pedagógica, administração, entre outros espaços dedicados ao convívio. “queremos promover oficinas com os pais, festas em datas comemorativas especiais, além de um contato mais próximo também com o empregador deste adolescente”, esclarece Marília.
Para a inauguração, como informa a coordenadora, que está prevista para no máximo segunda quinzena de julho, serão convidados os jovens, os familiares, empresas cooperantes, além de todas as secretarias municipais, “pois sem estas parcerias o Programa Nova Vida perde sua força”, finaliza Marília.
O que é o Nova Vida
O Programa Nova Vida atua capacitando adolescentes, em cursos profissionalizantes em parceria com outros órgãos. O Programa Municipal (Lei 2.606/05), que atende jovens de 14 a 17 anos, visa à formação e capacitação deste adolescente, por um período de quatro anos, incentivando a profissionalização para posterior inserção no mercado de trabalho formal, respeitando o seu caráter de pessoa em desenvolvimento conforme preconiza o Estatuto dos Direitos da Criança e do Adolescente (ECA), Lei 8069/90, tendo por metodologia o acompanhamento psicossocial e pedagógico.
O Programa Nova Vida atende ao município de Macaé inclusive a Região Serrana, tem por base o atendimento de adolescentes de ambos os sexos, oriundos de famílias de baixa renda, visando à sua integração em atividades de estágio educativo.
As atividades são desenvolvidas durante no máximo quatro horas diárias e 20 horas semanais, entre segunda e sexta-feira, em horário compatível à frequência dos adolescentes à escola, sendo vedada a prorrogação e a compensação de jornada.
A remuneração que o adolescente recebe pelo estágio efetuado, no valor equivalente a meio salário mínimo, ou a participação na venda dos produtos de seu trabalho não desfigura o caráter educativo, nem gera vínculo empregatício com as entidades ou empresas envolvidas no programa.
O Programa Nova Vida tem alcance social na medida em que ele atende as solicitações dos órgãos, tais como: Vara de Família, Conselho Tutelar, Medidas Socioeducativas (Criard), escolas, serviço social das secretarias afins. Possui convênio com a Associação Beneficente Rio Criança Cidadã (ABRCC), que presta assistência aos adolescentes que estejam em situação de risco, através de um programa para o amparo ao adolescente e construção da cidadania. Sendo no município denominado de “Programa Macaé Criança Cidadã”, procurando atenuar as demandas apresentadas; como risco social, vulnerabilidade, exclusão social e outros.
O Nova Vida tem jovens inseridos em consultórios médicos, restaurantes e em empresas na área administrativa e no atendimento a clientes. O Programa completou maioridade em outubro de 2009.