logo

Programa Nova Vida busca parcerias para a inclusão

20/04/2010 09:47:13 - Jornalista: Monica Torres

Foto: Kaná Manhães

Rogério: “não vamos decepcionar se tivermos mais oportunidades de estágios”

São mais de 500 adolescentes atendidos em tratamentos sociais, palestras com temas diversos e cursos profissionalizantes em um Programa exclusivo da Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Assistência Social. Em busca de novas parcerias, o Programa Nova Vida quer sensibilizar empresas no tocante à responsabilidade social.

Atendendo jovens de 14 a 17 anos, o Nova Vida atua capacitando adolescentes, por um período de quatro anos, em cursos como o de auxiliar administrativo com certificado e tudo mais. Este curso, por exemplo, é uma parceria com o Instituto de Administração em Políticas Pública(IAPP)/Funemac/Secretaria Municipal de Educação. O Centro de Educação Tecnologia e Profissional (Cetep) também é um importante parceiro do programa.

Mas a coordenação do Nova Vida quer mais, ou melhor, sabe que pode fazer muito mais em termos de capacitação profissional destes jovens: “O que quero dizer com isto é que temos jovens capacitados para o mercado de trabalho e Macaé tem um campo perfeito de empresas e cursos para promover a inserção destes adolescentes socialmente”, esclarece a coordenadora do Nova Vida, Marília Nunes Bastos, que acrescenta:

-A ideia é que todos saiam ganhando: as empresas, contratando um jovem capacitado e a sociedade, absorvendo um jovem ansioso por oportunidades. O nosso trabalho aqui no Nova Vida é praticamente corpo-a-corpo. Ligamos para os recursos humanos das empresas ou para gerentes, explicamos sobre o Programa, e o que se pode fazer para ajudar. Também informamos que somos uma equipe multiprofisssional de assistentes sociais, pedagogas e psicólogos.

O programa tem tido alguns bons resultados. O Nova Vida tem jovens inseridos em consultórios médicos, restaurantes e em empresas na área administrativa e no atendimento a clientes. Só na Bracon Veículos estão cinco jovens. Mas a grande maioria estagia no Programa Municipal Criança Cidadã, que funciona no Forte Marechal Hermes.

Há três meses, no primeiro emprego, Welington Viana Ivo, trabalha na Agropecuária Santa Helena, no centro de Macaé. Ele se considera um vitorioso e elogia o Programa Nova Vida por ter transformado sua história de menino carente do bairro da Aroeira.

- Tem que ter compromisso, continuar na luta, que você vai conseguir. É muito especial você lutar por uma coisa e, ao final, ou na verdade um novo começo, se abrir ao seu esforço pessoal. Tenho muito a agradecer pela oportunidade e aos profissionais do Nova Vida.

“Comprometimento que traz felicidade”, é no que acredita a coordenadora e assistente social Marília Bastos, ela mesma vindo de uma realidade difícil de onde afirma ter passado até fome: “Também tive que fazer escolhas, como todo mundo. E, escolhi o caminho certo, pois tive oportunidades e fui em frente. Ainda bem!”.

- No caso do Welington, o resultado da mudança de postura pessoal dele foi o primeiro emprego. Mas a realidade já foi mais dura com Programa, que aos olhos de muitos na cidade não passava de um projeto para jovens em situação de vulnerabilidade social. Mas a gente aqui no projeto já aprendeu e constatou que quando vem a oportunidade o jovem agarra.

Agora, o programa, que completou maioridade, em outubro de 2009, luta por uma sede própria. Marília finaliza perguntando: “Qual o seu papel empresário, por uma Macaé mais justa e inclusiva? Em que você pode contribuir?”

Estagiário na Secretaria Municipal de Administração, Rogério Nicácio da Silva, 17 anos, tem curso técnico na área. Ele afirma: “Tenho muito a contribuir com a equipe aqui no trabalho. Não tenho mais tempo a perder”. Para Rogério é fundamental também que as empresas privadas de Macaé abram estágio para os jovens: “Estamos sendo formados e precisamos de oportunidades”, e reitera: “não vamos decepcionar!”


O Programa Nova Vida

O Programa Municipal (Lei 2.606/05) visa à formação do jovem, incentivando a profissionalização para posterior inserção no mercado de trabalho formal, respeitando o seu caráter de pessoa em desenvolvimento conforme preconiza o Estatuto dos Direitos da Criança e do Adolescente (ECA), Lei 8069/90, tendo por metodologia o acompanhamento psicossocial e pedagógico.

O Programa Nova Vida atende ao município de Macaé inclusive a Região Serrana, tem por base o atendimento de adolescentes de ambos os sexos, oriundos de famílias de baixa renda, visando à sua integração em atividades de estágio educativo.

As atividades são desenvolvidas durante no máximo quatro horas diárias e 20 horas semanais, entre segunda e sexta-feira, em horário compatível à frequência dos adolescentes à escola, sendo vedada a prorrogação e a compensação de jornada.

A remuneração que o adolescente recebe pelo estágio efetuado, no valor equivalente a meio salário mínimo, ou a participação na venda dos produtos de seu trabalho não desfigura o caráter educativo, nem gera vínculo empregatício com as entidades ou empresas envolvidas no programa.

O Programa Nova Vida tem alcance social na medida em que ele atende as solicitações dos órgãos, tais como: Vara de Família, Conselho Tutelar, Medidas Sócio-educativas (Criard), escolas, serviço social das secretarias afins. Possui convênio com a Associação Beneficente Rio Criança Cidadã (ABRCC), que presta assistência aos adolescentes que estejam em situação de risco, através de um programa para o amparo ao adolescente e construção da cidadania. Sendo no município denominado de “Programa Macaé Criança Cidadã”, procurando atenuar as demandas apresentadas; como risco social, vulnerabilidade, exclusão social e outros.