Cerca de 40 adolescentes que foram convocados e habilitados no Processo Seletivo Simplificado do Programa "Nova Vida" participaram do encontro de boas vindas na sede do Paço Municipal, na última sexta-feira (25). Os novos integrantes começam a atuar nesta segunda-feira (28) nos órgãos e secretarias operacionais. Na reunião, os participantes tiveram acesso ao regimento do programa, que atualmente conta com cerca de 240 jovens.
"É muito bom ver esta expectativa do primeiro emprego junto aos novos integrantes. Temos registros de pessoas que atuam nos órgãos municipais que já passaram por este programa, que faz a diferença no município", ressaltou a Secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Sabrina Nunes.
Na oportunidade, pais, responsáveis e participantes do programa puderam obter mais informações, tirar dúvidas e saber mais a respeito das atividades que vão exercer. Entre eles estavam Kaysa Silva, de 15 anos. Acompanhada da mãe, Ana Paula Silva, ela lembrou dos estudos para o processo seletivo. "Estou ansiosa, feliz e animada. Um sonho meu está sendo realizado: quero aprender bastante e fazer amizades", contou.
Da mesma opinião é Enzo Azevedo. "Sempre desejei integrar o 'Nova Vida' e, agora, vou poder. Estou feliz e quero fazer o melhor pelo setor onde vou trabalhar",disse, acompanhada pela mãe, Jaqueline Azevedo.
Durante a programação, o coordenador do programa Nova Vida, Douglas Fontes, repassou as principais recomendações e o regimento do programa. "O objetivo é que eles saibam se comportar no atendimento ao público e junto aos órgãos municipais. Outras orientações são: ter zelo com uniforme, assiduidade, pontualidade, asseio, participação, interesse e cordialidade. Temos a honra de receber novos integrantes, e será um aprendizado para toda vida. No entanto, as regras devem ser cumpridas e queremos contribuir com a vida dos integrantes da melhor forma", ressaltou.
Programa
Os participantes são jovens de 14 a 17 anos de idade, moradores no município, oriundos de famílias de baixa renda e matriculados na rede pública de ensino. A administração municipal considera que o "Nova Vida" e a "Guarda Mirim" são programas sociais que oportunizam aos jovens a integração nas atividades educacionais nos termos da Lei Municipal nº 2.606/2005, em atendimento às demandas apresentadas pelas Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade e de Ordem Pública.
O objetivo dos programas sociais é contribuir para a permanência dos jovens nos espaços escolares, como mecanismo de incentivo à elevação de sua escolaridade, oferecendo a eles oportunidades de aprendizagem para a qualificação e profissionalização para o mercado de trabalho. Mais de três mil candidatos realizaram a prova objetiva para o Processo Seletivo Simplificado para os programas "Nova Vida" e "Guarda Mirim".