Foto: João Barreto
Prefeitura implanta curso que visa alavancar comércio local
A manhã dessa terça-feira (17) foi de novidade e aprendizado para o comércio da cidade. Com o auditório da Associação Comercial e Industrial (ACIM) repleto de vendedores, o Programa Pró Atendimento teve seu primeiro módulo ministrado. Realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo, o programa visa auxiliar o comercio local.
Nesse primeiro encontro, os funcionários do comércio tiveram a oportunidade de aprender sobre Marketing e Vendas e aprovaram as palestras. Cerca de 150 inscritos irão participar de um total de oito módulos. "Está sendo muito bom. Além de me ajudar no atendimento ao cliente, acrescento mais um curso no meu currículo e adquiro conhecimento, não só de vendas", disse Marilen Silva, funcionária de uma loja de roupas.
A vendedora Rayssa Mattos disse que é importante saber lidar melhor com o cliente e que está saindo da aula com uma mentalidade diferente. O curso, que tem como objetivo ensinar, desenvolver técnicas e habilidades de vendas, também ajuda os que entraram há pouco tempo nessa área. Como é o caso da vendedora Mariana do Santos, satisfeita por ser nova na loja e ter essa oportunidade de aprender.
A continuação do módulo Marketing e Venda será na próxima terça-feira (24) no auditório da ACIM, às 8 horas.
O Programa Pró Atendimento
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo promove o Pró Atendimento para desenvolver habilidades dos funcionários do comércio, prestadores de serviços e profissionais dos setores de hotelaria, bares, restaurantes e similares. É realizado um trabalho de conscientização para uma atitude de cortesia, vontade e iniciativa no atendimento ao cliente.
Um dos principais incentivadores, o subsecretario de Indústria, Comércio, Óleo e Gás, Clóvis Lima, falou sobre a importância do programa.
- A prefeitura está ao lado dos empresários e funcionários do comércio na busca de soluções que possam estimular as vendas e alavancar a nossa economia. Não podemos ficar de braços cruzados. O momento pede o envolvimento de todos, incluindo o poder público, em busca de soluções - afirma.
De acordo com Clóvis, é importante criar mecanismos para incentivar alternativas econômicas diante da crise nacional, e uma das formas é preparar o comércio. Para isso, a secretaria foi até os empresários locais e explicou como funciona o Pró Atendimento e a sua relevância para o comerciante.
O estabelecimento que inscreveu ao menos um funcionário, em um dos cursos, receberá o selo de participação e os funcionários terão o certificado de conclusão. Não há limite de cursos por funcionário. A ideia é que todos participem do máximo de atividades possível.
Os cursos oferecidos pelo Programa são: Marketing e Vendas; Empreendedorismo; Técnicas de Negociação, Gestão de Estoque; Oratória e Expressividade, Promoção de Vendas e Merchandising; Qualidade no Atendimento, cada um com oito horas, divido em dois dias de aulas.
Nesse primeiro momento serão feitos dois módulos: o de Marketing e Vendas (dias 17 e 24) e de Técnicas de Negociação (dias 18 e 25). O programa tem o apoio de entidades parceiras como a ACIM, o Convention & Visitors Bureau de Macaé, a Fecomércio, Senac, CDL e o Sindicato dos Empregados do Comércio de Macaé.
Para mais informações, a Casa do Empreendedor fica na Rua Agenor Caldas, 261, no bairro Imbetiba, ou atende pelo telefone (22) 2796-1277.