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Programa Pró-Letramento do MEC é lançado na Cidade Universitária

18/03/2011 16:47:33 - Jornalista:

O Programa Pró-Letramento, promovido pela Secretaria de Educação (Semed) para melhorar a qualidade da aprendizagem da leitura, da escrita e da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, foi lançado na noite desta quita-feira (17), na Cidade Universitária. O programa de formação continuada de professores é realizado em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC) e está em sua terceira edição.

- Nosso objetivo é fazer vários cursos para permitir a formação continuada dos professores e capacitá-los durante todo o ano, incentivá-los. O lançamento do Pró-Letramento representa isso, assim como os cursos que teremos já na semana que vem e outros mais que virão, todos para capacitar o professor. Em 2011 vamos dar bastante ênfase a parte pedagógica e a capacitação dos professores para que eles possam estar em sala de aula realmente preparados para dar boas aulas, destacou o secretário de Educação, Guto Garcia.

Os professores que vão participar do programa estão em exercício nas séries iniciais do ensino fundamental da rede municipal de ensino. Eles se capacitam em carga horária extracontratual, tanto de sala de aula, quanto de horários de atividades. A subsecretária de Educação do Ensino Fundamental, Gelda Tavares, comemorou a adesão por parte dos educadores.

- É um esforço pessoal do educador pela melhoria da qualidade de ensino. A maior importância está exatamente no interesse dos professores, de estarem presentes depois de um dia de trabalho, participando alegres, com disposição e prazer, acompanhando as palestras. É o que nos deixa mais felizes, porque é um sinal de que de que estamos conseguindo bons resultados e que o trabalho vai surtir efeito. Isso que é importante para os alunos, afirmou.

O Pró-Letramento envolve oito profissionais da rede municipal que realizam um acompanhamento do desempenho dos educadores assistidos. Esses professores orientadores que ministram o curso são chamados de tutores. Eles possuem formação em nível superior e participam de momentos de capacitação promovidos pelo MEC.

O curso, que utiliza materiais impressos e em vídeo, terá duração de 120 horas, divididas em 84 horas presenciais nos turnos da manhã, tarde ou noite, além de 36 horas à distância. Os cerca de 300 professores inscritos serão atendidos nas escolas pólo Professora Maria Isabel Damasceno Simão, Zelita Rocha de Azevedo, Wolfango Ferreira, Leonel de Moura Brizola e Engenho da Praia.

O programa é realizado pelo MEC, em parceria com universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada e com adesão dos estados e municípios. O material do Pró-Letramento foi elaborado por dez universidades e está dividido em curso de Alfabetização e Linguagem e curso de Matemática. Uma mostra da importância deste conteúdo pode ser vista nas palestras “Inovações no estudo da leitura e produção de textos: os Gêneros Textuais” e “Um novo olhar para o ensino da Matemática”, ministradas pelas professoras Sandra Matsumura e Vanessa Arenari, respectivamente, durante a aula inaugural:

- É importante trabalhar a questão dessa nova metodologia que precisamos ter no ensino da língua portuguesa de forma a contemplar os gêneros textuais. Antigamente nós tínhamos o ensino da língua portuguesa que era muito específica, abordando tipologia textual como dissertativo, narrativo, descritivo e todos os textos eram colocados nestas categorias. Estas tipologias eram tratadas somente em sala de aula e quando o aluno ia para fora dos muros da escola tinha contato com diversos tipos de textos diferentes, que se enquadram em várias outras esferas discursivas. O professor pode trabalhar esta questão em sala de aula, porque ainda existe uma grande falta de entendimento do que seria tipologia e do que seria essa nova visão de gênero. Assim, o aluno vai se preparar não só para aqueles tipos de textos escolares, mas também para os textos que ele vai encontrar na vida dele – explicou Sandra.

A professora Vanessa Arenari acha que a matemática também deve ser vista de uma maneira diferente.

- É importante trabalhar com a matemática nas séries iniciais, de maneira a construir significado por parte dos alunos e que para eles seja um prazer aprender. O Pró-Letramento dá a oportunidade aos alunos e também aos professores de aprenderem a matemática verdadeiramente, de ter prazer, de ter vontade. Isso é uma conquista, porque a gente vem de gerações em que a matemática é a matéria que todo mundo não gosta e que possui índices de reprovação e dependência em níveis altíssimos. E o caminho é a formação do professor, ou não chegaremos aos alunos, finalizou Vanessa.