Foto: Kaná Manhães
Futuros profissionais foram orientados sobre os cuidados no uso de equipamentos perfuro-cortantes, como alicates
O programa Renda mulher, da subsecretaria de Políticas das Mulheres de Macaé realizou nesta quarta-feira (4) uma orientação para as mulheres do curso de cabeleireiro sobre hepatite B e outras doenças, na Casa Espanha. A ação teve parceria do programa municipal DST/Aids e Hepatites Virais.
O viés da ação foi enriquecer o conhecimento das alunas e orientar sobre os cuidados com o uso de materiais nos salões de beleza, mais especificamente os perfuro-cortantes, tratando da higienização, esterilização e outros, evitando a contaminação. No encontro, foi ressaltada a importância de se tomar a vacina contra a hepatite B.
- Gostaria de salientar que é de extrema importância que as alunas tenham o maior número de capacitações dentro do curso de cabeleireiro para que no final do curso, saiam profissionais completos, não só de informações das aulas práticas e teóricas mas também que possam orientar outros profissionais de beleza, atuando como multiplicadores -, explica a subsecretária de políticas para as mulheres, Vania Deveza.
A orientação é uma política de educação e saúde do Ministério da Saúde, de divulgar ações preventivas sobre as hepatites virais nos salões de beleza.
- Por trabalharem com alicate, tesoura entre outros matérias perfuro-cortantes, as pessoas que trabalham nos salões de beleza necessitam esterilizar esses materiais. Recomendamos que cada um leve seu próprio material quando for a um salão de beleza.
Aproveitando essa oportunidade, também vamos falar sobre as outras DST’s, uso de preservativo e sífilis na gravidez, disse o diretor técnico do programa municipal DST/Aids e hepatites virais, Edilbert Pellegrini.