Um momento para conduzir o foco e a atenção. A oficina de Mindfulness (Atenção Plena) envolveu pais e responsáveis por pessoas com deficiência, na tarde desta terça-feira (19), no auditório da Casa da Criança. A programação integra a semana comemorativa pelo Dia de Luta das Pessoas com Deficiência (21 de setembro) que traz a temática “Cuidando do Cuidador”. Nesta quarta-feira (21) haverá ação aberta ao público, no Calçadão da Avenida Rui Barbosa, das 9h às 13h.
A iniciativa está sendo promovida pela Coordenadoria de Atenção à Pessoa com Deficiência. A responsável pela pasta, Liana do Amaral, destaca a importância da adoção de práticas de cuidado que estão além da medicação, principalmente com quem está no dia a dia cuidando de uma pessoa com deficiência.
“A programação teve esse público como alvo, uma vez que quem se dedica ao cuidado também precisa de atenção e isso passa pela saúde mental, emocional. A ideia é oferecer ferramentas que possam ser incluídas em sua rotina, como forma de contribuir para a melhoria da qualidade de vida de todos os envolvidos”, aponta Liane, que reforçou a relevância do Dia de Luta das Pessoas com Deficiência.
A oficina de Mindfulness - prática com exercícios de relaxamento e respiração para a concentração - foi conduzida pela fisioterapeuta Lúcia São Thiago. “É possível aprender e a colocar o foco na situação presente. Em meio à agitação diária, muitas vezes não nos damos conta de como nossos pensamentos se dispersam. O Mindfulness traz essa perspectiva de olhar para si mesmo, ampliar a percepção e o conhecimento das emoções, contribuindo para o bem-estar pessoal”, afirmou.
Jerônima do Carmo participou com a família. Ela, que se divide entre os cuidados dos três filhos, entre eles Carlos, com Síndrome de West, falou sobre a rotina e o aprendizado que levará da oficina. “É um dia a dia com estresse, sobrecarga, tenho crises de choro, mas sei que preciso estar bem para cuidar dos meus três filhos e vou passar a cuidar mais de mim também”, contou.
Priscila Frossard, mãe de Ana Laura e João Paulo, também comentou o proveito que levará do encontro. “Fiz uma reflexão sobre a minha rotina. Gostei muito e vou tirar um tempo pra cuidar mais de mim, para parar e me olhar”, concluiu.
A Coordenadoria de Atenção à Pessoa com Deficiência está vinculada à Secretaria Adjunta de Atenção Básica/Secretaria de Saúde.