logo

Programação da Conferência Intermunicipal de Educação segue neste domingo no Centro de Convenções

04/08/2013 13:40:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin

A Conferência acontece neste final de semana em Macaé.

A Educação está na pauta dos municípios de Carapebus, Rio das Ostras, Conceição de Macabu, Casimiro de Abreu, Quissamã e Macaé. Representantes dos seis municípios participaram no decorrer deste sábado (3) da II Conferência Intermunicipal de Educação. A programação, que segue até este domingo (4) no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, tem como um dos objetivos apresentar um conjunto de propostas, que subsidiará a efetivação e implementação do Plano Nacional de Educação.

Durante estes dois dias da etapa intermunicipal, serão propostas as reformulações necessárias no documento-referência que será debatido na Conferência Estadual de Educação, de 27 a 29 de setembro, no Rio de Janeiro, e também na Conferência Nacional de Educação (Conae), que será realizada de 17 a 21 de fevereiro de 2014, em Brasília. A finalidade é que haja planejamento de ações articuladas, que se tornem estratégias de implementação do Plano Nacional de Educação 2011-2021.

A programação está envolvendo não apenas educadores, mas representantes da sociedade civil organizada como estudantes, representantes de setores como movimentos de afirmação de diversidade, articulações sociais em defesa da Educação, movimentos sindicais, instituições religiosas, e ainda representantes do empresariado, confederações patronais e integrantes do sistema “S” como Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem em Transportes (Senat). Também fazem parte do evento profissionais que atuam nos setores de Educação Básica, Educação Profissional e Educação Superior.

Eles vão debater e deliberar proposições nos setes eixos . São eles; “O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação”; “Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos”; “Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente”; “Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem” e “Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social”.

Na lista também estão os eixos “ Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho” e “ Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos”.

Antes da abertura todos os presentes tiveram a oportunidade de assistir a apresentação dos integrantes do Núcleo de Dança Portadores de Alegria, que atende pessoas com deficiência e receberá no próximo dia 6 (terça-feira) o Prêmio Betinho. Na ocasião eles destacaram diversas manifestações artísticas. A intenção do núcleo foi abordar a importância das atividades artísticas como possibilidades terapêuticas e também mostrar o rompimento das barreiras diante da discriminação.

Bastante aplaudida pelos participantes, a conferência foi alvo de elogios da representante do Fórum Estadual de Educação (FEE), professora Magda Sayão. “Exatamente neste sábado estão acontecendo cinco conferências em todo estado do Rio de Janeiro. Mas, fiz questão de estar e participar da etapa que está acontecendo em Macaé. Acredito na garra, perseverança e comprometimento destes seis municípios. Sei que o trabalho seguirá para as etapas estadual e nacional, mas que juntos poderemos pensar coletivamente no Plano Nacional de Educação e nas políticas públicas de qualidade social. Sei que este pólo terá muita representatividade na CONAE-2014. Também espero o maior fortalecimento dos municípios”, afirmou.

Presentes na abertura estavam os secretários de Educação de Conceição de Macabu, Juliane Coutinho Azevedo; Quissamã, Francisco Carlos Gomes; Rio das Ostras, Andrea Machado; Carapebus, Waldeny Braga; Casimiro de Abreu, Sônia Coelho; e Macaé, Lúcia Thomaz.

Para os secretários fazer parte da etapa intermunicipal é uma oportunidade ímpar. “Este é um momento para mudanças e transformações embasadas no Plano Nacional de Educação”, enfatizou a secretária de Educação de Rio das Ostras, Andrea Machado.

Já a secretária de Educação de Conceição de Macabu, afirmou estar feliz por se reunir com um número tão expressivo de participantes, voltados para a área da Educação. “Que este momento seja de reflexões para que possamos conferir a prática e aproximar diálogos”, falou Juliane Azevedo.

Anfitriã do pólo 6, a secretária de Educação de Macaé, Lúcia Thomaz, agradeceu a presença e colaboração de todos. “Em nome do Prefeito de Macaé, Dr Aluízio, cumprimento a todos. O Governo Municipal considera a Conferência Intermunicipal de Educação um momento valioso para não apenas para segmento e para a população. Sabemos que a partir de etapas como estas podemos mudar o mundo e contribuir ainda mais em prol da sociedade”, ressaltou.

Artes- Antes da leitura do regimento interno e da palestra de abertura, houve apresentação do coral representante do município de Rio das Ostras “ Vozes do Lerepe”. Os alunos do 3º ao 5º anos de escolaridade encantaram o público com canções de Vínicius de Moraes.

Outro momento de atenção da conferência foi a palestra “O Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação”, ministrada pelo diretor de Programas da Secretaria Executiva Adjunta do Ministério da Educação (Mec), Arlindo Queiroz.

Palestra - Na oportunidade, ele abordou questões como a mobilização nacional para aproximação do Plano Nacional de Educação. “O plano é uma peça importante para a educação do país. Com duração decenal, o PNE está articulado a um processo de aperfeiçoamento, acompanhamento e organização. Não só queremos garantir direitos, mas também assegurar a participação da sociedade na definição dos novos rumos à educação”, disse.

Arlindo Queiroz comentou também que Macaé está passando por um momento histórico, que terá reflexos importantes no futuro. “Todas as deliberações que sairão daqui terão importante papel no contexto educacional. Todavia, além do PNE não podemos deixar de falar do financiamento, pois os recursos para educação devem ser prioridades para União, Estados e municípios".

Durante a etapa intermunicipal serão eleitos 23 delegados e 23 suplentes que vão fazer parte da Conferência Estadual de Educação. Animada com a programação, a professora da rede municipal de Macaé, Rosimara de Souza, ressaltou a importância do momento. “Não poderia deixar de fazer parte destas conferências. Sonho com uma educação nacional cada vez melhor”, observou a professora do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel.

Também empolgada com o evento, a pedagoga de Rio das Ostras, Flávia França Paschoal, salientou que estar participando de um processo educacional como este é único. “Todos os educadores deveriam estar fazendo parte deste ambiente, que está abrangendo uma discussão ampla, respeitando as especificidades de cada município e a pluralidade de idéias. O pólo seis está de parabéns. Estou muito animada com a CONAE-2014”, ressaltou.


Fotos Relacionadas