Programação do Movimento Nacional de Luta Antimanicomial vai até sexta

16/05/2007 17:39:45 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A equipe do Núcleo de Saúde Mental da secretaria de Saúde de Macaé realizou, na tarde desta quarta-feira (16), no Pronto Socorro do Parque Aeroporto, um trabalho de mobilização e conscientização da população sobre o Movimento Nacional de Luta Antimanicomial e a humanização da emergência psiquiátrica.

Segundo a assistente social e diretora administrativa do Núcleo, Josemarlem Carvalho, um dos dispositivos de humanização da emergência psiquiátrica é a construção de uma unidade anexa ao pronto socorro. Ela explica que a obra significa a melhoria da assistência aos pacientes com sofrimento mental nos momentos de crise, pois atualmente o atendimento é feito numa área restrita do Pronto Socorro.

A nova unidade ficará em anexo ao Pronto-Socorro Municipal do Aeroporto e contará com 500 metros quadrados de área construída e vai oferecer tratamentos específicos para portadores de sofrimento mental, desde emergência psiquiátrica até tratamento clínico e orientação profissionalizante.

Josemarlem acrescenta que com o fechamento de diversas instituições de internação psiquiátrica, desde o início do movimento de luta antimanicomial, e a Lei “de Volta para Casa”, vários pacientes retornaram aos seus lares e ao convívio social.

- O Movimento Nacional de Luta Antimanicomial tem como meta o fechamento de hospícios e manicômios do país e a promoção de uma cultura de tratamento, convivência e tolerância, no seio da sociedade, para as pessoas com sofrimento metal de qualquer tipo - completou.

A secretaria de Saúde vem praticando, em lugar da internação, diversos dispositivos que ao mesmo tempo em que produzem os tratamentos, procuram provocar uma mudança cultural.

- Esta mudança cultural é que vai tornar mais firme a possibilidade de uma sociedade sem manicômios - disse.

Para o dia 18, quando se comemora o Dia de Luta Antimanicomial, a secretaria de Saúde preparou diversas atividades, a partir das 8h30, no auditório do Sindipetro, além de um ciclo de palestras como o tema – Saúde Mental e economia solidária: Oficina de geração de renda e espaços de convivência. Na parte da tarde, acontecerão oficinas, leitura de Cordel, músicas, entre outras, na Praça Veríssimo de Mello.