Foto: Juranir Badaró - Arquivo Secom
A mobilização busca ampliar a conscientização e envolvimento das pessoas no combate ao Aedes
Em Macaé, a programação do Dia Estadual de Prevenção Contra Microcefalia, neste sábado (5), acontecerá a partir das 8h em bairros estratégicos. A ação segue diretriz da Secretaria Estadual de Saúde que convocou todos os municípios a participarem da mobilização com o objetivo de intensificar as ações de controle do Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e do zika vírus, com a finalidade de reduzir ainda os casos de microcefalia no âmbito do Estado do Rio de Janeiro.
As equipes atuarão nos bairros: Visconde de Araújo, Riviera Fluminense, Malvinas, Aroeira, Praia da Barra, Botafogo, Lagomar, Jardim Carioca II, Cavaleiros e Região Serrana do município. Os trabalhos contarão com a participação das secretarias municipais de Saúde, Desenvolvimento Social, Serviços Públicos, Meio Ambiente, Gestão, Educação, Comunicação e da Ouvidoria.
Apesar de não haver ainda comprovação entre zika e microcefalia, estudos realizados por especialistas apontam essa relação, já que foram encontrados vírus no líquido amniótico que envolve o bebê durante a gravidez e também no líquido cefalorraquidiano presente no sistema nervoso central dos bebês que nasceram e foram diagnosticados com a doença.
- A microcefalia pode ser causada por uma série de problemas genéticos ou ambientais e é uma condição neurológica rara em que a cabeça e o cérebro da criança são significativamente menores do que os de outras da mesma idade e sexo - explica a gerente de Vigilância em Saúde, Ana Paula Dal-cin, acrescentando que não há uma cura definitiva, mas tratamentos realizados desde os primeiros anos melhoram o desenvolvimento e qualidade de vida.
O coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Flávio Paschoal, diz que a ação também de sábado vai abranger residências que ainda não foram visitadas pelos agentes de combate de endemias. "Estaremos com cerca de 100 profissionais nas ruas, visitando residências, realizando o trabalho de sensibilização por meio de folhetos explicativos e eliminação de focos do mosquito", detalha.