Foto: Moisés Bruno
As atividades ocorrem até sexta-feira (1/11) na Casa do Servidor
Uma das políticas públicas implementadas pela prefeitura para os servidores municipais, a Casa do Servidor de Macaé abriu a Semana do Servidor, na manhã desta terça-feira (29), com programação especial que será realizada até sexta-feira (1º), das 9h às 16h. Todos os dias, haverá palestras, oficinas e terapias no espaço, que funciona à Rua Doutor Francisco Portela, 702, no Centro da cidade, para celebrar o Dia do Servidor, comemorado na segunda-feira (28).
“A Casa do Servidor foi pensada para acolher e cuidar dos servidores de Macaé. Esta programação é voltada para celebrar o servidor. O espaço ainda será inaugurado, mas várias ações já estão sendo desenvolvidas aqui na Casa. Não fazemos nada sozinho. Esse projeto é fruto do trabalho em equipe. Começou no RH, mas se transformou em ação do governo”, disse o Secretário Adjunto de Recursos Humanos, Aristófanis Quirino.
Ele explicou que o espaço está em fase de projeto-piloto e os serviços disponibilizados são para os servidores estatutários e contratados. Atualmente, já há atendimento de Nutrição, Fisioterapia e Psicologia, além de Grupos Terapêuticos "Entre Pares" e Terapias Integrativas (Reiki e Constelação Familiar).
O secretário informou, também, que, em breve, a estrutura, que já dispõe de consultório odontológico montado, contará com dentista e médico psiquiatra. Os próximos passos incluem, ainda, o Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAa) que passarão a funcionar na Casa, um imóvel com 18 espaços lineares e acessíveis.
A coordenadora da Casa, servidora Fabieni Barcelos, falou sobre o papel de acolher e cuidar dos servidores no dia a dia do espaço. “O objetivo é trazer o servidor e mostrar que ele é útil, poder resgatar sua funcionalidade no trabalho, em casa e no social porque somos úteis o tempo todo. A sociedade depende do nosso trabalho. Queremos que os servidores façam valer a pena a cada instante nesta Casa que visa proporcionar saúde e bem-estar a todos”, observou.
O servidor mais antigo na ativa, Jorge “Pantera”, 47 anos de serviços prestados na administração municipal, foi homenageado pela equipe durante a abertura do evento.
“Dos 47 anos de trabalho na prefeitura, há 11 estou lotado na Secretaria de Serviços Públicos. Pretendo me aposentar em 2025, mas ainda não está resolvido isto. Sou macaense, aqui trabalho, tenho a minha família e amigos e amo poder servir com o meu trabalho na prefeitura. Esses anos como servidor são a minha vida”, resumiu Pantera, como diz que gosta de ser chamado.
Tudo no espaço tem a marca dos servidores municipais, desde a decoração com quadros enormes assinados por aqueles que se dedicam à arte. A Casa do Servidor disponibiliza um telefone para mais informações sobre como participar e colaborar com o projeto: (22) 99263-9632.