Com uma programação especial durante todo o mês de junho, o Serviço Municipal de Hemoterapia de Macaé, comemorou nesta quarta-feira (14), o Dia Internacional do Doador de Sangue, como parte das ações do Junho Vermelho. A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para homenagear doadores do mundo inteiro, além de conscientizar sobre a importância de fazer doações regulares.
O órgão, vinculado à Secretaria de Saúde, vem realizando um trabalho permanente de conscientização, humanização e acolhimento dos doadores, visando a fidelização dos mesmos. Segundo a assistente social do Serviço, Karla Ferreira, a equipe também está com ações extramuros, palestras em empresas, escolas e órgãos públicos. “Nossa meta é implementar um trabalho que envolva e conscientize, também, doadores de 16 a 18 anos”, frisou.
Quem compareceu na unidade nesta quarta-feira foram as tenentes Aline Praxedes e Raquel Barroso, ambas são assistentes sociais do 9° Grupamento de Bombeiros Militar. “Todos os anos durante o mês de junho, intensificamos o trabalho de conscientização da tropa sobre a importância da doação de sangue, fazendo parte do projeto Onda Vermelha. Nossa vinda é um estímulo para que outras pessoas também possam fazer sua doação”, disse Aline.
A tenente Raquel ressaltou que o ato de doar não dói e é muito rápido. “O atendimento é rápido, optamos pelo agendamento e ocorreu no horário marcado. Foi mais rápido do que imaginava. É um prazer ser doadora”, pontuou Raquel.
Os doadores que estiveram no Serviço de Hemoterapia foram recebidos com um lanche especial e presenteados com vasos de suculentas. Além das representantes do Grupamento de Bombeiros Militar, oficiais da Polícia Militar e do Exército também foram fazer suas doações.
Junho Vermelho
A assistente social do Serviço Municipal de Hemoterapia, Karla Ferreira, explica ainda que os meses de junho e novembro são escolhidos para que as ações de conscientização sejam intensificadas, visando o aumento das doações. “No mês de junho, com a chegada do inverno, onde há um aumento exponencial de doenças respiratórias e sintomas alérgicos, seguido ainda das férias escolares, observamos uma baixa de comparecimento dos doadores e dos estoques de sangue. Esse trabalho é para garantir um atendimento eficiente para todos que necessitam de transfusão sanguínea”, frisou.
No sábado, 24 de junho, será o Dia D de Doação de Sangue no Serviço Municipal de Hemoterapia. O horário de atendimento será das 7h30 às 17h30.
Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que pessoas de 16 a 18 anos precisam da autorização expressa e escrita do responsável legal com cópia dos documentos, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente.
Cronograma inclui cursos e palestras
O cronograma de cursos e palestras inclui: dia 14, Dia Mundial do Doador de Sangue no Serviço Municipal de Hemoterapia de Macaé (SMHM); dia 15, no CMI - John Cokeril; dia 16, no Rip Kaefer/Ocyan; dia 21, no Breeze Serviços de Alimentação; dia 22, na Baker; dia 23, na Oil States; dia 24, o Dia D no Serviço Municipal de Hemoterapia de Macaé; dia 27, na Oil States/Emar Táxi aéreo; dia 28, no Ventura Petróleo e, dia 29, no Actemium.
Além das ações, o Serviço Municipal de Hemoterapia promoverá um curso nos dias 22 e 28 de junho, às 14h, junto ao Núcleo de Educação Permanente em Saúde de Macaé (NEPS), para os profissionais de saúde do município. A qualificação terá como tema “Captação de doadores: orientações para a promoção da doação voluntária de sangue” e tem como público-alvo estudantes e profissionais da saúde ou áreas afins com interesse na captação de doadores de sangue.
A carga horária será de quatro horas e o objetivo é capacitar profissionais para serem multiplicadores na sensibilização e fidelização de doadores voluntários de sangue. Para doar sangue, é preciso estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos (menores de 18 anos só podem doar mediante o consentimento formal dos responsáveis); pesar no mínimo 50 quilos; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); estar alimentado e bem hidratado (evitar alimentos gordurosos quatro horas antes da doação) e apresentar documento original com foto recente, emitido por órgão oficial.
O Serviço Municipal de Hemoterapia funciona na Rua Dr. Bueno, 40, Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30. O telefone para contato é (22) 2796-1756.