Foto: Maurício Porão
Competições esportivas fizeram parte da programação festiva
Logo cedo, às 8h, o público começou a chegar ao Parque da Cidade para conferir o que a Prefeitura de Macaé preparou para as comemorações do Dia do Trabalhador (1º). O serralheiro, Roger Salomão, levou a família para passear e aproveitou para cortar o cabelo das crianças.
- O bom desse tipo de evento é a interação que a população pode ter com a cidade. Além disso, o povo precisa de oportunidade. Já fiz um curso muito bom de Pintura Industrial no Cetep e vi que eles estão oferecendo hoje aqui vários cursos. Isso é legal porque coloca as pessoas no mercado de trabalho – comentou Roger.
Durante o evento, foram abertas inscrições para 440 vagas em cursos gratuitos oferecidos pelo Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), vinculado à secretaria de Trabalho e Renda. Os interessados puderam se inscrever para os cursos de Homem de Área, Caldeireiro, Soldador e Pintura Industrial, além de Inglês Básico e Espanhol.
- Quisemos aproveitar esta data festiva para, além de valorizar as pessoas que são de Macaé ou que estão em Macaé atrás de uma oportunidade, oferecer ações efetivas para o mercado de trabalho. Por isso, hoje, temos um mix de serviços com foco no trabalhador, inclusive um balcão de empregos com mais de 1.200 vagas de trabalho – declarou Alexandre Fernandes, secretário de Trabalho e Renda.
A festa do trabalhador se estendeu durante o dia inteiro com serviços de saúde oferecidos pelo Cemeaes, Odontologia e Enfermagem, além de atividades esportivas: futebol, vôlei, basquete e skate. À tarde, as atrações culturais da Fundação Macaé de Cultura animaram adultos e crianças com feira e oficina de artesanato, palhaços, malabarismos e mágicas, com direito a pipoca e algodão doce. No início da noite, o show de encerramento ficou por conta do grupo macaense “Conversaê”.
Esportes - Entre as atividades esportivas foi realizado um torneio de “Futebol Society” com participação de doze equipes; Comunidade Evangélica, Riviera, Cajueiros, Defesa Civil, Barroco Lopes, Vince, Soenergy, Barrinho, Makassar, Milan, Miramáquina e Getsamini.
Na final a equipe da Miramáquina venceu o Barroco Lopes por 5 a 4, se sagrando campeã. O time jogou com Tiago, Lhuan, Dinart, Cristiano, Leandro, Luiz Eduardo, Robson, Eric, Carlos Alexandre, Marcello Dias e Aurélio. Marcaram os gols os jogadores Lhuan, Dinart, Claudio, Cristiano e Tiago.
Já o Barroco Lopes atuou com Denner, Jefferson, Weligton, Lucas, Gabriel Dutra, Johan, Egídio, Luan, Saulo, Luan e Rena. Houve a premiação para as três equipes primeiras colocadas, ao goleiro menos vazado - Márcio (Getsemani) - e ao artilheiro - Luan (Barroco Lopes).