logo

Programas da Semusa atendem população com risco nutricional

20/09/2007 15:48:52 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A prefeitura de Macaé, visando melhor qualidade de vida para a população, desenvolve políticas focadas no social. Neste sentido, a secretaria Especial de Saúde (Semusa) intervém com projetos que oferecem bons resultados como os programas desenvolvidos na Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan).

Dentre os programas desenvolvidos pela Semusa estão: o Programa Municipal do Leite que atende crianças de zero a quatro anos, e o Programa de Suplementação Alimentar para gestantes implantado com o objetivo de auxiliar a recuperação da condição das gestantes com ganho de peso gestacional insuficiente.

Para o enfrentamento da desnutrição a secretaria conta ainda com o Programa de Nutrição Alternativa que consiste na preparação e distribuição de um complemento alimentar a base de farelo de cereais, ajudando a prevenir carências nutricionais, e é altamente nutritivo rico em fibras, minerais, vitaminas e outros nutrientes vitais para a manutenção e/ou recuperação da saúde.

Outro programa de destaque que atende uma média de 50 crianças, mensalmente, é o de Suplementação Alimentar para crianças com intolerância à lactose e alergia à proteína do leite de vaca (lactoglobulina). Segundo a coordenadora da Catan, Débora Pessanha, o programa custeado com recursos municipais distribui leite de soja e atendimento multiprofissional aos assistidos. Cada criança atendida recebe de cinco a 10 latas de leite de soja por mês. A prioridade para o recebimento do leite é dada para as famílias com baixo poder aquisitivo.

Implantado recentemente o Programa Municipal de Fórmula Infantil para recém-nascidos de baixo peso e prematuros atende uma média de 30 crianças até o sexto mês de vida. O programa foi criado no ano passado e atende, exclusivamente, crianças que precisam complementar a alimentação com leite artificial ou que não podem ser amamentados com leite materno. As crianças assistidas pelo programas passam pela consulta com o pediatra e o nutricionista a cada quinze dias.

Os programas na área de nutrição desenvolvidos pela prefeitura oferecem assistência a diversas famílias.