logo

Projeto Art Luz presente em toda a cidade

28/07/2005 11:44:46 - Jornalista: Alexandre Bordalo

A cultura está em alta na cidade de Macaé. Mais de 1300 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos são beneficiadas com diversas oficinas. Através do projeto Art Luz, eles fazem aulas de capoeira, teatro, jazz moderno, dança de rua, desenho, flauta doce, balé, canto, caratê, pintura em tela e artesanato. O objetivo do projeto é atender crianças e adolescentes de famílias com baixo poder aquisitivo. O Art Luz é vinculado à Fundação Macaé de Cultura.

O jazz moderno atende cerca de 30 alunos e é ministrado pelo professor Oiama Queiroz de Carvalho, que se dedica ao projeto há mais de um ano. Segundo Oiama, as aulas são variadas, com ênfase na Música Popular Brasileira.

A professora Josilene Nascimento, que trabalha com arte em tela, ensina pinturas acadêmicas (flores e paisagens), abstratas (figuras de difícil entendimento para forçar a imaginação) e impressionistas (pinceladas ligeiras carregadas de tinta, ao estilo Van Gogh). O material utilizado pelos alunos é doado pela prefeitura. De acordo com a professora, as aulas elevam a auto-estima, promovendo a inclusão social dos alunos e servem como terapia.

O projeto Art Luz trabalha também com artesanato. A artesã Sônia de Souza Pereira ministra curso para 22 pessoas com material composto basicamente por escamas, couros de peixes e conchas coloridas de vários tamanhos. Elas confeccionam bijuterias, bolsas, chapéus de praia, cortinas, quadros, flores artificiais e roupas. Além disso, Sônia ensina biscuit, pintura em tecido e em vidro.

Cem alunos a partir dos cinco anos de idade têm aulas de karatê shotokan com o professor João Henrique dos Santos Ribeiro, quarto dan. As aulas acontecem há mais de cinco anos. O Art Luz foi considerado pela Federação de Karatê do Rio de Janeiro o melhor projeto social em resultados mirim e infantil do estado. Nos dias 22, 23 e 24 de julho, dez crianças macaenses foram a Fortaleza (CE) disputar o campeonato brasileiro.

Mais uma atividade desenvolvida é o teatro para crianças e adolescentes. O objetivo é desenvolver a criatividade cênica, improvisação, expressão corporal e expressão vocal, além de colaborar para a desinibição. Em agosto, os alunos começam se preparar para a apresentação de diversas esquetes.

As aulas de capoeira são para cerca de 400 crianças e adolescentes. Segundo mestre Dengo, a capoeira está resgatando e educando a garotada para o futuro, promovendo a disciplina e a cultura africana.

As aulas de flauta doce, incluem aprendizado teórico e prático. Minuetos de Bach, músicas de Mozart e de Carlos Gomes compõem parte do repertório que os alunos aprendem atualmente.
Já o professor de desenho Ilzimar Bandeira Rodrigues vê idealismo em seus alunos, que desenham a flora, a fauna, objetos, pessoas, rostos, além de modelos e águas marinhas.

Finalizando, o Art Luz proporciona a mais de 50 crianças e adolescentes de bairros carentes, aulas de dança de rua. O objetivo é propagar a cultura hip-hop e desenvolver o caráter da garotada. São trabalhadas coreografias com músicas de batidas fortes. Os locais e os horários podem ser conhecidos pelo setor Vertentes Culturais, da Fundação Macaé de Cultura, telefones: 2759-0889 ou 2772-4955.