O Hospital Público Municipal (HPM) implanta, a partir desta sexta-feira (27), às 14h, o projeto de extensão "Brinca Que Melhora", da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ- Campus Macaé). Este projeto se utiliza do lúdico como a principal ferramenta de trabalho junto às crianças e idosos, promovendo a humanização. Atualmente, o projeto conta com 14 integrantes, sendo quatro bolsistas e dez voluntários. A experiência é inovadora em Macaé.
O projeto começou na Unidade de Emergências Pediátricas (UEP), através da iniciativa do acadêmico de enfermagem Fernando Mota Pinho, que atua desde 2012, com cinco voluntários dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Medicina do Campus UFRJ - Macaé, sob supervisão da professora Leila Brito Bergold, do Curso de Enfermagem e Obstetrícia do Campus UFRJ-Macaé.
As atividades realizadas na UEP acontecem duas vezes por semana. São realizadas atividades lúdicas com as crianças internadas nas enfermarias, procurando diminuir a ansiedade e aumentar o seu bem-estar. Os acadêmicos se caracterizam de palhaços e interagem não só com as crianças, mas também com os responsáveis que as acompanham e os profissionais que lá se encontram.
Em 2013, o projeto expandiu para o “Recanto dos Idosos”. Neste local são realizadas atividades lúdicas, que visam estimular a cognição e a memória, os laços afetivos entre os idosos e melhorar a autoestima.
O projeto aponta resultados positivos através da relação que os acadêmicos desenvolvem com as crianças e seus responsáveis, além do relacionamento da equipe de forma a mobilizá-los na perspectiva da humanização. Também foi possível notar melhor relacionamento entre os idosos, melhora na autoestima, tanto em relação à própria aparência, quanto em relação à sua capacidade de ser e de produzir algo.
A utilização de inovações no trabalho em saúde tem se mostrado promissora no sentido de melhorar a qualidade de vida daqueles que necessitam de cuidados e também daqueles que prestam os cuidados, pois as atividades reduzem o estresse e sensibilizam os profissionais sobre o cuidado humanizado.