Os projetos de inclusão digital de Macaé estão fazendo parte da rotina de estudantes dos Ciep´s Municipalizados 455 Maringá e Oscar Cordeiro. Através dos laboratórios de informática “Caia na Rede”, instalados pelo projeto Escola em Ação, da Odebrecht, são atendidos cerca de 20 estudantes, além de pessoas da comunidade. O principal objetivo do projeto, uma parceria com a prefeitura, é integrar novas tecnologias em unidades de ensino municipais.
Ao todo, nove computadores fazem parte do “Caia na Rede”. A partir desta semana os alunos começaram a ter aulas da primeira etapa “Aprendendo a clicar”. As aulas ministradas às segundas, quartas e sextas, das 8h às 10h no Ciep Maringá e nos mesmos dias, das 15h às 17h no Ciep Oscar Cordeiro. O curso prossegue até o dia 30 de novembro. O próximo módulo será o Programa Microsoft, em que serão abordados ferramentas de internet, pacote de Office e e-mails.
De acordo com o comunicador e educador do Programa Escola em Ação, Elison Gomes, o primeiro dia dos alunos foi de entusiasmo e curiosidade. “Estamos atendendo pessoas que nunca tiveram acesso a computadores e são leigos diante do contato com equipamentos”, disse.
O curso “Aprendendo a clicar” abrange uma metodologia específica do Sesi e destaca o estudo de módulos como Introdução ao Computador e Informática, Word, Excel, Power point e Introdução à Internet.
Para o próximo semestre, estão previstas as inaugurações de laboratórios na Escola Municipal de Educação Infantil Professora Marly Vasconcelos Lemos e no Ciep Leonel de Moura Brizola. A expectativa é atender 54 estudantes a cada trimestre nos quatro laboratórios.
O secretário de Educação Guto Garcia, ressaltou a importância das parcerias público privadas na administração pública. “A participação, não só de empresas, mas também da comunidade, é muito importante para a comunidade escolar. E a empresa Odebrecht tem sido uma grande parceira da prefeitura no processo de inclusão digital das escolas municipais”.
De acordo com a subsecretária de Educação, Gelda Tavares, o programa “Escola em Ação” tem o objetivo de incentivar a alfabetização digital e também a revitalização de laboratórios e bibliotecas, reeditando a proposta original de ser um espaço de cultura e de formação.
A subsecretária de Educação ressaltou também que o “Caia na Rede” se consolida pela integração e inserção do jovem aos novos saberes. “Esta expansão de laboratório leva ao município a caminhar com as novas ferramentas e reforça nosso comprometimento com o processo ensino- aprendizagem” ressaltou.
Projeto – No total, serão quatro escolas com o projeto “Escola em Ação”, uma parceria entre a prefeitura de Macaé, a Odebrecht Oil e Gás e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A ampliação do projeto foi garantida em outubro de 2009, durante assinatura de termo de cooperação entre o prefeito Riverton Mussi e o presidente da multinacional, Miguel de Almeida, no paço municipal da prefeitura.
Diante do “Caia Na Rede”, qualquer pessoa, independentemente do grau de familiaridade ou experiência em computação, adquire conhecimentos básicos de informática para se atualizar e até mesmo poder se preparar ao mercado de trabalho. Através das aulas ministradas por instrutores do Sesi, os participantes aprendem a utilizar portais e serviços online do governo e comunicação por e-mail e Messenger.