O projeto Cozinha Feliz do Centro de Referência ao Diabético (CRD), vinculado a secretaria Especial de Saúde de Macaé, começou a funcionar em novo horário. Os assistidos pelo centro que visam adquirir hábitos alimentares saudáveis com o objetivo de controlar o diabetes e, conseqüentemente, melhorar da qualidade de vida, podem freqüentar o projeto toda quarta-feira, a partir das 14h.
A gerente do CRD, a assistente social Beth Gavazzi, lembra que o projeto tem como finalidade estimular a diversidade no consumo alimentar e difundir as noções de segurança alimentar, incentivando a adoção de um estilo de vida saudável.
Beth explica que o projeto Cozinha Feliz consiste numa oficina culinária para usurários do CRD, onde além de aprenderem receitas saudáveis, recebem orientações e participam de palestras. “A nutricionista também atende individualmente os pacientes através de agendamento”, completa.
O CRD também faz um trabalho de combate ao sedentarismo com o objetivo de contribuir para o controle de diversas doenças como a hipertensão e o diabetes. Beth lembra que a atividade física contribui para a redução da glicemia e da necessidade de insulina e de medicamentos, conseguindo com isto, maior controle das glicemias, devido ao maior transporte de glicose para dentro do músculo, que aprimora e prolonga o controle gliocêmico (melhora a captação de glicose pelas células).
O CRD conta com uma equipe multiprofissional composta por endocrinologistas, nutricionista, assistente social, fisioterapeutas, psicólogas e podóloga.