Valorizar o patrimônio turístico, histórico e o meio ambiente de Macaé. Esta é a finalidade do projeto “Macaé, nossa cidade”, que está sendo desenvolvido pela Escola Municipal de Educação Infantil Leda Maria Lêdo Esteves. Durante o projeto, mais de 200 alunos na faixa de dois a cinco anos estão visitando e conhecendo diversos pontos do município. Um dos locais escolhidos é a praia de Cavaleiros. A intenção ao visitar o local é orientar quanto à preservação do meio ambiente e a identificação dos estudantes enquanto cidadãos.
Para a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, o projeto, que também é executado em outras escolas de Educação Infantil, está sendo muito importante na formação da identidade cultural dos alunos.
— A intenção é que os estudantes conheçam a cidade de Macaé e seus pontos turísticos, sempre oferecendo condições para que o aluno compreenda a importância no cenário político e histórico, para que desenvolva a oralidade e desperte a curiosidade — ressaltou Marilena.
Por meio deste projeto, os alunos também puderam conhecer as dependências e o funcionamento do 9º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM). Acompanhados pela equipe de professores e orientadora pedagógica, eles participaram de palestras interativas sobre ações preventivas de salvamento, prevenção a queimaduras e afogamentos. A orientadora pedagógica, Joseran da Silva Barroso, destacou que esta é uma oportunidade para que os alunos fiquem mais atentos quanto à prevenção de acidentes.
Satisfeita com os resultados do projeto, a diretora geral, Mariana da Silva da Duarte, explicou que as atividades estão aguçando a curiosidade dos alunos. “A intenção não é somente realizar visitas, mas levar a conscientização e reflexão sobre a importância do meio ambiente. Antes de sair com as crianças para a aula-passeio, os professores organizam os grupos orientam os alunos quanto a observação dos lugares visitados, como a arquitetura, objetos e localização, bem como ouvir com atenção as explicações do guia turístico do local e anotar ou desenhar as informações que acharem importantes. O passeio pode ser realizado em igrejas, teatros, praias e praças”, contou.
A diretora geral pontuou também que após a aula passeio, o professor inicia uma nova etapa do projeto. “Logo após, as visitas são iniciadas conversas com as crianças retomando o que viram nos lugares visitados. Depois solicitamos que cada grupo organize um cartaz com informações e desenhos sobre os pontos visitados. Durante a conversa com as crianças, solicitamos que reforcem a necessidade de preservar o patrimônio histórico da cidade. Quando as fotos tiradas pelas crianças durante a aula-passeio são reveladas, o professor também pode organizar uma exposição com as imagens e o cartaz de cada grupo, contextualizando com informações sobre os monumentos históricos da cidade”, completa.
FESTA CULTURAL – Além das visitas do projeto “Macaé, nossa cidade”, os estudantes da unidade também participaram da 1ª Festa Cultural da escola. Na oportunidade eles se envolveram em mostras de artesanato, danças e ornamentações com materiais reciclados, com destaque para as regiões do país. O próximo passo é desenvolver, no segundo semestre, o projeto “Crianças da Natureza”, em que serão destacadas ferramentas e atividades em salas de aula voltadas para a reciclagem de materiais como garrafas pet e jornais: “A proposta é que os pequenos valorizem as atividades de conservação da natureza e multipliquem informações para os familiares”, conta a diretora, ao lembrar que temas abordados na Rio+ 20 também serão apresentados.