Projeto da Secretaria de Esportes garante 2º lugar no Prêmio Servidores Inovadores

04/12/2023 11:18:00 - Jornalista: Renatta Viana

Foto: Divulgação

‘Estratégia para a detecção de talentos esportivos e monitoramento dos atletas do Programa Bolsa Atleta’ é o tema do projeto

A equipe do Laboratório de Pesquisa e Inovação em Ciências do Esporte e Nutrição (LAPICEN), vinculado à Secretaria Municipal de Esportes, apresentou o projeto: “Estratégia para a detecção de talentos esportivos e monitoramento dos atletas do Programa Bolsa Atleta”, que garantiu o 2º lugar, na categoria Atendimento ao Cidadão/Projetos, do III Prêmio Servidores Inovadores, da Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior.

Os servidores públicos Anderson Pontes Morales, Alessandra Alegre de Matos, Cynthia Gonçalves Silva, Gabriela Boechat Cardozo, Luiz Felipe da Cruz Rangel, Felipe Sampaio Jorge e Everson Loureiro Pereira explicam que desde 2011, o Brasil tem sido o centro das atenções no cenário esportivo mundial, culminando com a realização dos Jogos Olímpicos em 2016. Com isso, surgiu a expectativa de formar uma geração vencedora em diversas modalidades esportivas. As escolas, nesse contexto, são vistas como potenciais incubadoras de novos talentos esportivos.

No entanto, a formação de atletas de alto rendimento vai além da educação física escolar. É necessário um monitoramento especializado das condições físicas, fisiológicas e de performance dos atletas, especialmente dos atletas macaenses, para garantir um melhor rendimento. A questão do talento no esporte é um tema de grande relevância e complexidade nas Ciências do Desporto e nas Políticas Públicas para o Desenvolvimento do Esporte, assim como a identificação de jovens talentosos, mas a formação de um atleta vai além do talento inato. É essencial um acompanhamento detalhado e especializado, que só um laboratório dedicado pode oferecer.

Dessa forma, a proposta apresentada pelo LAPICEN visa investigar dois principais temas: os fatores de risco para doenças não transmissíveis relacionados à alimentação e atividade física; e a identificação de jovens com talento esportivo. O objetivo é fornecer informações valiosas para os gestores e contribuir para a promoção do esporte por meio das ciências do esporte na região norte fluminense do Estado do Rio de Janeiro.

Anderson Pontes Morales, representante da equipe, relata a importância de desenhar o perfil das condições de crescimento e desenvolvimento somatomotor, dos indicadores nutricionais e dos níveis de aptidão física relacionados à saúde e ao desempenho motor em atletas da cidade de Macaé.


“O trabalho consiste em avaliar os atletas de alto rendimento da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer contemplados pelo programa de “Bolsa Atleta”; avaliar os aspectos antropométricos, físicos e de habilidade motora dos atletas de alto rendimento; identificar no conjunto de medidas e testes com indicadores de desempenho que permitam desenvolver parâmetros e metodologias para detecção de possíveis talentos esportivos para o handebol, basquetebol, voleibol etc; produzir artigos e trabalhos científicos em revistas nacionais e internacionais para nortear as ciências do esporte difundidas em Macaé; entre outros tópicos”.



A meta do Projeto é oportunizar a inserção, o desenvolvimento e o aprimoramento de jovens com talentos esportivos, com a finalidade de aumentar e dar qualidade à base esportiva municipal para um melhor desempenho nos esportes de competição e também, nortear os treinadores dos atletas (Bolsa Atleta) através das observações geradas pelas coletas de dados nas avaliações realizadas.

Ainda de acordo com a equipe do laboratório, formada por nutricionista, fisioterapeuta, educadores físicos e alunos do curso de nutrição da UFRJ, todos são extremamente importantes para a condução das atividades elaboradas.


“Participar do Prêmio Servidores Inovadores pela primeira vez foi de suma importância para a história do laboratório, fruto de muita dedicação e trabalho”, finalizou Anderson.


Fotos Relacionadas