Foto: Divulgação
Um dos testes foi realizado no Colégio Estadual Municipalizado Coquinho
O projeto de reforço na alimentação escolar da Secretaria Municipal de Educação de Macaé foi selecionado para se apresentar no VI Congresso Internacional de Nutrição Clínica Funcional e V Congresso Brasileiro de Nutrição Esportiva Funcional que a VP Consultoria Nutricional promoverá a partir de quinta-feira (16), até sábado, 18, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O evento deverá receber em torno de 1.500 nutricionistas e outros 500 visitantes de todo Brasil e exterior, uma verdadeira maratona de atualização científica.
Segundo a nutricionista, Dina Freitas Reis, responsável pelo programa de alimentação nas escolas municipais de Macaé, o resultado do projeto é um suco de couve, limão e maracujá, desenvolvido em parceria com o Programa Cozinha Brasil do Sesi-RJ e visa principalmente reforçar a alimentação nas escolas combatendo anemia e dando mais disposição para os alunos. “A combinação da vitamina C com o ferro presente na couve é fundamental para reforçar a saúde dos alunos e melhorar o desempenho deles”, explica.
Antes de ser selecionado para participar do congresso em São Paulo, o suco teve que enfrentar um júri muito mais exigente, composto de 73 alunos do Ensino Fundamental com idade entre seis e 14 anos. Após provarem o suco, os alunos preencheram um formulário com a avaliação do gosto do suco. A qualidade era atestada na forma de rostinhos que iam do totalmente sorridente a uma careta de repúdio. O resultado foi uma aprovação de 82%.
Para Dina Reis, o resultado foi muito animador. “Trata-se de um dos públicos mais exigentes do mundo em questão de gosto. A partir daí é possível dizer que a nutrição funcional é possível em termos de palatibilidade às crianças, principalmente quando há uma educação nutricional prévia em relação ao alimento testado”, conclui.
Um dos testes foi realizado no Colégio Estadual Municipalizado Coquinho, segundo a diretora adjunta, Shirley da Silva Ferreira de Oliveira, o resultado foi positivo. “O suco é gostoso e os alunos gostaram, a cor verde acaba sendo um atrativo a mais”, conta.