Pensando na proposta de diagnosticar como está o processo de alfabetização dos estudantes matriculados nos 1º, 2º e 3º anos da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, está organizando os últimos detalhes da “Provinha Macaé”. A avaliação, que está sendo planejada pela equipe pedagógica do Ensino Fundamental, está prevista para acontecer no dia oito de novembro, nas 54 escolas do segmento, nos horários regulares de aulas. A intenção, com isso, é verificar as habilidades dos alunos quanto a questões como leitura, escrita, interpretação textual e da disciplina de matemática.
A “Provinha Macaé” vai contar com questões de múltipla escolha e produções textuais. Mas, para cada ano de escolaridade, a avaliação será diferenciada. Os alunos do 1º ano de escolaridade, por exemplo, vão responder a sete questões da disciplina de Português, seis de Matemática e leitura. Já os que estão no 2º ano vão responder a questões ligadas à escrita e produção textual. Para o 3º ano de escolaridade, a “Provinha Macaé” será aplicada com interpretação textual, leitura de quadrinhos, questões de matemática e raciocínio, além de gráficos.
— A intenção é que os resultados sejam positivos, pois a “Provinha Macaé” permitirá aos professores verificarem a aprendizagem de alunos e se eles estão, de fato, preparados diante desta fase tão importante, que é a alfabetização. Através da avaliação poderemos identificar as dificuldades dos estudantes, auxiliar os professores a definirem estratégias pedagógicas para superá-los, apoiar a prática docente e oferecer subsídios aos profissionais da Educação — explica o secretário de Educação, José Augusto Abreu Aguiar.
De acordo com a subsecretária de Ensino Fundamental, Gelda Tavares, a prova será avaliada de maneira distinta. “A parte da leitura será tabulada pelos próprios professores da escola, que enviarão os resultados para a equipe da Secretaria de Educação. Já as provas de escrita e de matemática passarão pelo aval da equipe pedagógica, que também vai diagnosticar focos, como forma e conteúdo”, finalizou a subsecretária.