Foto: João Barreto
A ação é uma alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro)
“Achei muito gostoso o passeio de canoa. Todo mundo deveria experimentar um dia, é muito libertador, uma sensação de liberdade”. A fala de Ana Clara Ramos, 16 anos, aluna do Colégio Municipal Maria Letícia Santos Carvalho resume bem o sentimento de quem participou da primeira edição inclusiva do projeto “De Canoa, na Lagoa – Conhecer para Preservar”, na manhã desta terça-feira (19), na Lagoa de Imboassica. A ação, que esta semana faz alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro), é uma parceria entre a Secretaria de Educação e o Clube Crispy Koa Va´a.
Segundo as coordenadoras de Educação Inclusiva, Regina Pinho, e de Educação Ambiental, Lúcia Helena Gama, durante toda semana as ações serão voltadas para a data comemorativa.
“Queremos cada vez mais fortalecer essa convivência na sociedade, além de fomentar essa cultura por uma Macaé mais inclusiva”, pontua Regina.
“Muitos nunca tiveram essa experiência e, hoje, podem vivenciar toda essa natureza e ainda aprender a preservar”, disse, acrescentando que nesta quarta-feira (20), o passeio será no Parque Atalaia, com a trilha inclusiva “Sensitrilha”.
“Foi um exercício e tanto, remamos a lagoa toda. Aprendi que não se pode sujar a lagoa para que a canoagem continue”, observou.
“O importante é que eles entendam que a deficiência não é um limitante e que eles podem estar onde quiserem”, disse.