Professores da rede municipal participaram, na quarta-feira (04), das 12h às 14h, do Projeto de Educação Ambiental, promovido pela Secretaria de Educação (Semed), na Lagoa imboassica. Lá, foi feito um trabalho de campo multidisciplinar com professores do Colégio Municipal Professora Maria Letícia Santos Carvalho, com o objetivo de apresentar a eles este ambiente para que possam trabalhar com os alunos temas como a importância da preservação e os principais impactos ambientais sofridos pela Lagoa.
A meta deste trabalho foi buscar a identidade da lagoa com relação às pessoas que moram em seu entorno. E, como o C.M. Professora Maria Letícia Santos Carvalho é a que está mais próximo deste ambiente, o conteúdo foi passado de maneira que possa ser trabalhado para que os alunos identifiquem a importância que a lagoa tem para o município e qual o valor que está sendo dado a ela, como explica uma das responsáveis pelo projeto, Martinha Pimentel:
- Existe a problemática do lançamento do esgoto, a estrada foi aterro da lagoa, o Mirante foi originado pelo aterro da lagoa, enfim, trabalhamos a importância que a Lagoa teve no passado, além da questão geográfica, o espaço que ela ocupa, a economia ligada a este ambiente. Como irá trabalhar tudo isso com o aluno para que ele busque esta identidade?
A visita passou por vários pontos, como o São Marcos, para mostrar aos professores a visão geral da lagoa, a Morada das Garças e o Vivendas da Lagoa para mostrar a questão da barra da lagoa, onde há o encontro com o mar e a influência recebida dele, e no Mirante da Lagoa, onde foi observada a questão da urbanização e da ocupação imobiliária:
- A escola está localizada dentro do pólo offshore de Macaé e de alguma forma estas empresas também estão impactando neste ambiente. O estudo não é apenas sobre a lagoa, mas de todo o entorno dela, de toda essa modificação que vem ocorrendo em Macaé, especialmente na região onde a escola está localizada, afirmou outra responsável pelo projeto, Márcia Alfradique.
O projeto que pretende atender, inicialmente, professores de Ciências, Geografia e História envolveu ainda professores de Matemática, Português, Artes, Educação Física e Inglês do C.M. Professora Maria Letícia Santos Carvalho.
- A maioria dos professores novos que chegaram as escolas ainda não conhece bem estes ambientes de Macaé. Então, para eles torna-se mais importante ainda este conhecimento porque eles podem planejar a partir deste trabalho de campo as ações de ensino, disse Carlos Alexandre Costa Porto, professor de Ciências e Biologia
O professor de História Marlos Tadeu Dias Régis concorda com o colega: “fizemos uma visita nos pontos principais do entorno da lagoa e os livros mostram como o meio ambiente pode ser trabalhado em todas as disciplinas”, finalizou.