Foto: Divulgação
Os alunos ficaram entusiasmados com as primeiras oficinas
A cidade de Macaé testemunhou no último dia 16, o emocionante início de um projeto inovador de Educação Empreendedora em parceria com o Sebrae. Esse marco representa um passo significativo para o município na formação da próxima geração de empreendedores. Os alunos mostraram uma participação entusiástica nas oficinas, demonstrando uma fome genuína por aprender sobre empreendedorismo. Eles compartilharam suas ideias, debateram estratégias de negócios e desenvolveram habilidades práticas que os prepararão para os desafios do mundo empresarial.
Para marcar o início do projeto, duas oficinas foram realizadas em várias unidades escolares abrangendo uma média de 200 estudantes e 15 professores do 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio. As primeiras foram “Viagem ao mundo do Empreendedorismo” e “Empreendedorismo Digital e Profissões do Futuro”. Elas ocorreram semana passada nas seguintes escolas: Professora Elza Ibrahim; Botafogo; Ancyra Gonçalves Pimentel; Polivalente Anísio Teixeira; Generino Teotônio de Luna e Sana.
Por meio da Secretaria Municipal de Educação, nesta parceria com o Sebrae, o município de Macaé está trabalhando para integrar o empreendedorismo na estrutura educacional desde o sexto ano de escolaridade do Ensino Fundamental até a terceira série do Ensino Médio. “É sobre pensar e desenvolver um currículo que enfatize habilidades empreendedoras, pensamento crítico e resolução de problemas, preparando os alunos para os desafios do mundo atual”, explica Jussara Marques, que presta assistência ao projeto junto à Superintendência de Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio.
Nessa esteira, a Superintendência de Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio enfatiza que a Educação Empreendedora abrange o segundo segmento do Ensino Fundamental e a última Etapa da Educação Básica, o Ensino Médio, e que visa fornecer aos estudantes as ferramentas e o conhecimento necessários para compreender o mundo dos negócios, desenvolver habilidades empreendedoras e, eventualmente, transformar atividades e ideias inovadoras em negócios de sucesso. O projeto se concentra em oficinas lúdicas e criativas que estimulam o pensamento crítico, a resolução de problemas e a comunicação.
- A Secretaria Municipal de Educação por meio desta Superintendência e em parceria com o Sebrae, estão determinados a continuar construindo essa importante iniciativa, desenvolvendo as habilidades empreendedoras dos alunos, e preparando-os para o sucesso futuro. O lançamento bem-sucedido do projeto de Educação Empreendedora, dia 16, é apenas o começo de uma emocionante jornada - concluiu Jussara Marques, que é coordenadora de Língua Portuguesa do 6º ao 9º do Ensino Fundamental.