Foto: Divulgação
Evento aconteceu na Praça dos Navegantes, no último sábado, (11)
Moradores da Barra de Macaé participaram na Praça dos Navegantes, no último sábado, (11) da segunda edição do Projeto Educação e Esporte. O projeto é resultado de uma proposta da prefeita em exercício e secretária de Educação, Marilena Garcia, que conta com a integração de diversas secretarias Municipais, Fundações e Instituições da sociedade civil, que visam proporcionar opções de lazer e integração para a comunidade.
Diversos estandes de artesões locais e atividades da Escola Municipal de Educação Infantil Doutor Juventino da Silva Pacheco movimentaram a praça. “A ideia é trazer atividades culturais e esportivas, mas também valorizar o artesão local que precisa de espaço para mostrar suas obras”, explica a coordenadora do evento, Kátia Angelof.
Um dos maiores sucessos da exposição foram os quadros pintados em tecido da artesã, Jociléia Rodrigues, que assina os quadros com o nome artístico de Leléia Rodrigues. Os quadros mostram belas flores pintadas em panos coloridos e depois emoldurados. Ainda tímida diante do reconhecimento, Leléia foi modesta em relação aos belos quadros. “Não são nem quadros direito, porque pintei em tecido”, brinca. Conhecedora de artes, Katia Angeloff tratou de discordar e valorizar a obra da artesã. “Os pintores clássicos sempre usaram tecidos para pintar suas obras, alguns até teciam seus próprios panos para pintar”, informa, lembrando que o evento também serve para melhorar a autoestima das moradoras do bairro.
Além da secretaria de Educação e da secretaria de Esporte e Lazer, o evento contou com a participação do Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep) e da Escola de Qualificação que ministraram cursos para as artesãs do bairro. Representando a prefeita em exercício, Marilena Garcia, a chefe de gabinete, Marialva Gentil, elogiou a participação da comunidade. “É uma alegria contagiante dos moradores porque eles são muito unidos. É uma satisfação ver isso e poder participar”, afirma Marialva.
Segundo a artesã Vanessa da Costa, o evento é uma rara oportunidade para poder começar a vender suas obras. “Eu faço toalhas para cabelo e trabalho com decupagem, caixas ornamentadas com utilidades diversas, e bonecos em biscuit”, conta, destacando que as vendas começaram a decolar agora. “O primeiro evento foi no dia da inauguração da praça, mas choveu muito, o que atrapalhou", completa.
Quem animou também a festa foram professores, alunos e pais de alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Doutor Juventino da Silva Pacheco. A diretora, Luiziane Lusitano Ramos, era uma das mais animadas. “Apresentamos festas folclóricas, danças, jogos e brincadeiras para as crianças se divertirem e divertirem quem vem a nossa festa”, disse Luiziane que comandou também a eleição do rei e da rainha da festa. “É uma boa maneira de quebrar a rotina do sábado e integrar o bairro”, completa.