logo

Projeto Educando na Cidadania atrai as atenções dos macaenses

16/03/2007 11:10:51 - Jornalista: Isis Maria

Visando construir uma nova geração de cidadãos macaenses, estruturado na educação de base, foi realizada neste quarta-feira (14) a primeira edição deste ano do Projeto Educando na Cidadania, no Auditório do Colégio Estadual Luiz Reid. A promoção é da prefeitura de Macaé, através do Programa Macaé Cidadão, tendo desta vez como foco apresentar a Pesquisa Domiciliar do Perfil e Levantamento dos Anseios da Família Macaense 2006/2007, aos moradores e representantes das comunidades do Setor Administrativo Vermelho (SA-04) - bairros Centro, Cajueiros e Imbetiba -, onde é iniciado, além de discutir

A solenidade de abertura do encontro foi presidida pela Coordenadora Geral do Programa Macaé Cidadão, Amélia Augusta Guedes, que explicou a importância do projeto, solicitando ainda que cada pessoa presente seja um multiplicador da informações pertinentes aos temas abordados no evento.

Amélia aproveitou para agradecer o apoio do diretor do Luiz Reid, Ricardo Silva, elogiando a sua atuação à frente daquele estabelecimento de ensino.
O encontro contou também com a participação do Presidente do Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), Jorge Tavares Siqueira, que ministrou palestra sobre o tema “Desenvolvimento Social em Macaé”, abordando com muita propriedade as questões da cidadania, colocando o assunto como assunto prioritário da administração municipal. Na oportunidade, Jorjão fez um retrospecto da história econômica do município, desde 1785, enfatizando a necessidade de se firmar uma parceria entre a sociedade civil, empresas privadas e o poder público, como forma de desenvolver projetos de cidadania, que sejam capaz de reverter o processo de violência que se instalou na cidade.
“Onde se leva cultura, esporte e solidariedade, ganha-se qualidade de vida, não havendo lugar para violência”, declarou o presidente do Fumdec.
Logo em seguida, o sociólogo do Macaé Cidadão, Ricardo César Costa, abordou o tema “Informação e Cidadania”, citando conceitos arcaicos de cidadania e explicando os verdadeiros significados das ações para a construção de verdadeiros cidadão e de uma sociedade com inclusão social.
Finalizando a noite, o chefe do IBGE de Macaé e consultor do Macaé Cidadão, Rony Andrade, ressaltou a importância da Pesquisa Domiciliar do Perfil e Levantamento dos Anseios da Família Macaense 2006/2007, que está sendo realizada no Setor Administrativo Vermelho (SA-04) - bairros Centro, Cajueiros e Imbetiba -, como forma de atualizar o Banco de Dados do município, por ser um dos que mais cresce no país. Segundo Rony, O crescimento demográfico de Macaé registra 4% ao ano, enquanto o Estado do Rio de janeiro marca 1,8%/ano.
Ele explicou cada detalhe da pesquisa, informando ainda que o município macaense é um dos poucos do país que um completo banco de dados, servindo de base para o desenvolvimento de políticas públicas.