Alunos de 10 escolas da rede pública de ensino de Macaé tiveram nesta terça-feira (08) um dia muito especial, em que puderam interagir e debater sobre temas importantes para a construção de um mundo melhor. Aproximando os estudantes dessa proposta, a Coordenadoria do Programa Macaé Cidadão encerrou este ano a segunda edição do Projeto Educando na Cidadania com uma exposição de trabalhos na quadra do Colégio Estadual Luiz Reid.
Na culminância da edição número dois do projeto, cada escola ocupou um estande para apresentar o tema trabalhado durante o ano letivo, especialmente para a mostra. O governo municipal marcou participação no evento apresentando projetos e atividades de interesse dos jovens. A secretaria de Saúde levou informações sobre as DSTs e o Programa de Orientação e Recuperação de Toxicômanos (Porto). Os principais temas debatidos foram Sexualidade, Exclusão Social, Drogas e Violência.
O evento teve também a parceria do Conselho Tutelar e das secretarias de Educação e de Acervo e Patrimônio Histórico, que levou a exposição sobre o historiador macaense Antônio Alvarez Parada. A programação incluiu palestras, esquetes teatrais, jogral, coral e documentário, entre outros. A solenidade de abertura foi ilustrada com a apresentação da Banda do Colégio Luiz Reid.
“O Educando na Cidadania ainda é um projeto pequeno, porém, muito valoroso na medida que envolve um grande número de pessoas, desde os diretores até as equipes de apoio”, avaliou Maria Amélia Guedes, coordenadora do Programa Macaé Cidadão. Ela considerou que os educadores têm o dever de formar pessoas, dando bons exemplos com ações e atitudes, além de estimular os alunos a uma reflexão profunda sobre conceitos e valores que podem modificar o mundo para melhor.