Foto: Moisés Bruno
Durante o encontro, participaram 12 escolas do município, onde os alunos puderam discutir sobre reciclagem na escola
A prefeitura de Macaé, através do projeto Educando na Cidadania, ministrou palestra nesta quinta-feira (01),às 13h, no auditório da Cidade Universitária. O evento contou com a participação de 240 pessoas, entre professores e alunos da rede municipal, estadual e particular de ensino. Este ano, o programa tem como objetivo mostrar para as crianças como o lixo deve ser tratado e reciclado.
O Educando na Cidadania é promovido pela Coordenadoria Geral do Programa Macaé Cidadão, em parceria com as secretarias municipais de Educação, Ambiente e Limpeza Pública. O projeto foi criado em 2005, a pedido dos professores e com apoio dos alunos e da comunidade escolar, para discutir questões de cidadania no ambiente escolar. O tema deste é “Reciclagem na escola: lixo ou recurso?”.
A palestra desta quinta-feira teve a participação de 12 escolas do município e foi apresentada pelo fiscal sanitário da Secretaria de Limpeza Pública, Gilvan Fernandes e pelo mestre em Ciências do Mar, Tubiraci Queiroz.
- O projeto já existe há seis anos e está sendo bem recebido pelas escolas e por todos os educadores das escolas municipais, estaduais e particulares. Cada uma realiza o seu projeto e caso haja necessidade nós vamos até ao local para dar um suporte técnico, explicou o coordenador do projeto, o professor Júlio César Boldrini.
Ele explicou ainda que a Secretaria de Limpeza ajudará no recolhimento, na destinação e encaminhará o material reciclável para as cooperativas. Júlio informou também que a intenção é que as próprias escolas possam vender seus resíduos e que eles possam ser transformados em recursos para elas mesmas.
De acordo com a coordenadora geral do Programa Macaé Cidadão, Amélia Guedes Marinho, o projeto a cada ano que passa tem envolvido mais escolas. “O tema desse ano está fazendo nascer na comunidade educativa com relação ao assunto, uma vez que, cuidar do meio ambiente é cuidar da vida”, ressaltou.
O projeto será encerrado no mês de novembro e pretende ainda fazer campanhas na comunidade que envolva todo o entorno das unidades escolares.