Projeto eMuseu é lançado em Macaé

20/01/2022 19:19:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Moisés Bruno

O lançamento contou com a presença do Prefeito Welberth Rezende

A energia da prática esportiva contagiou o público presente na abertura da visitação ao eMuseu do Esporte, nesta quinta-feira (20), na Praça Washington Luiz. O equipamento oferece uma exposição interativa de forma imersiva, através do uso de simuladores de skate, bicicleta e surfe, além de um holograma de Magic Paula, uma das maiores jogadoras de basquete de todos os tempos. A entrada é gratuita e segue até o próximo dia 27. O lançamento contou com a presença do Prefeito Welberth Rezende, que experimentou os simuladores e expressou a sua gratidão.

"Esporte é superação, alegria e emoção. É gratificante receber em Macaé o eMuseu e poder participar dessa experiência é uma alegria. Me sinto mais feliz ainda em saber que a carreta é acessível a todas as pessoas que tiverem vontade de imergir nessa explosão de sensações, conhecimento e história. Agradeço a todos os envolvidos, principalmente aos servidores municipais que fazem parte do projeto como voluntários", destacou o prefeito após experimentar o simulador de skate.

Utilizando a tecnologia para conectar pessoas, o eMuseu foi criado pela start-up Gama Assessoria em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), por meio da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Sociais e Cooperativas Sociais (Itecs). Em Macaé, foi firmada uma parceria com a Prefeitura, que disponibilizou 23 servidores municipais, ligados às Secretarias de Esportes e Educação, que são treinados para promover acessibilidade, interação e inclusão.

A abertura do eMuseu contou também com a participação dos atletas macaenses beneficiados pelo programa Bolsa Atleta, que foram acompanhados pelo Secretário de Esportes Marvel Mallet. Na ocasião, eles testaram os simuladores e elogiaram a iniciativa. "Eu estou muito entusiasmado e feliz em saber que todos que tiverem vontade vão poder vivenciar tudo que experimentei dentro da carreta.O eMuseu proporciona uma sensação única. É muito bacana", observou o secretário Marvel.

Entusiasmada, a blogueira e estudante de 21 anos, Enny Cleo Acácia , externou sua sensação ao utilizar o simulador de surf. "Eu não imaginava que seria tão real assim. O eMuseu é interativo e inovador! Os simuladores nos permitem ir a lugares que nunca imaginaríamos. Eu, por exemplo, pude entrar no "tubo" ao pegar uma onda, e confesso que foi muito legal. É fantástico! Recomendo super", pontuou Enny.

Os visitantes devem levar duas garrafas pet de dois litros para participar da oficina de sustentabilidade. É importante ressaltar a importância da higienização das mãos.

A abertura do eMuseu contou com a presença de secretários municipais, representante do legislativo, além do deputado estadual Chico Machado.

A carreta do eMuseu

A carreta possui 24 ambientes diferentes, 13 galerias virtuais e 11 exposições e, nas cidades que visita, desafia atletas, profissionais e amadores, na prática virtual de várias modalidades esportivas, numa plataforma 3D. Do lado externo da carreta, a ideia é oferecer ao público a possibilidade de práticas esportivas amadoras, clínicas com atletas e ex-atletas; oficinas com cartilhas educativas de modalidades como esgrima, basquete, atletismo e vôlei; além da criação de material esportivo com reciclagem, chamando atenção também para a sustentabilidade.

O eMuseu do Esporte tem como parceiros as prefeituras que recebem a carreta, bem como o Comitê Olímpico do Brasil (COB); Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB); Confederação Brasileira de Basketball (CBB); Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa); Confederação Brasileira de Voleibol (CBV); Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM); Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt); Comitê Brasileiro do Esporte Master (CBEM); Museu Internacional do Esporte; Desporto Militar; Vasco da Gama; Fortaleza; e Juventude.

O patrocínio do projeto do eMuseu do Esporte é da Enel Distribuição Rio, em conjunto com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Rio, por meio da Lei de Incentivo do Esporte, do governo estadual.