Aguardando uma vaga em uma grande multinacional, o pintor Manuel Madureira, 23 anos, viu as suas chances de conseguir o emprego aumentarem neste sábado (29). Ele foi um dos 60 alunos dos cursos profissionalizantes gratuitos do projeto Escola em Ação que receberam o diploma no Colégio Municipal Engenho da Praia. O projeto é fruto de parceria firmada entre a prefeitura de Macaé, a empresa Odebrecht e a Unesco.
- Se não fosse este projeto, eu não teria condições de fazer o curso de Pintura Industrial, que custa cerca de R$ 1,2 mil. Estou agora muito mais motivado para conseguir um bom emprego, disse Manuel, morador do bairro Ajuda de Baixo.
Esta foi a segunda turma formada pelo projeto Escola em Ação, que oferece, além de Pintura Industrial, os cursos de Elétrica e Caldeiraria. A terceira turma já está em aulas. Os cursos são abertos a casa dois meses para toda a comunidade.
Além dos cursos, o Projeto Escola em Ação oferece sempre atividades aos finais de semana no Colégio Engenho da Praia. Neste sábado, foram realizas oficinas de Desenho Técnico, Futsal, Musicalização (instrumentos de sopro), Confeitagem de Bolo, Corte e Costura, Hóquei e Trabalhos Manuais.
- O Escola em Ação tem sido um sucesso e estamos tendo ótimos resultados. A comunidade participa bastante e é mais uma forma de unir a família com a escola. Muitos pais de alunos também já fizeram os cursos profissionalizantes, disse a diretora do Colégio Engenho da Praia, Ivone de Jesus Rodrigues.