Tendo como objetivo preparar os jovens para vida profissional, a prefeitura de Macaé, através da Guarda Municipal, instituiu um novo projeto social. Trata-se do programa Guarda Mirim. O projeto - que completa seis meses de existência em dezembro - conta com aprovação da população macaense.
De acordo com o coordenador da Guarda Mirim, Constantino Rocha Falcão, o prefeito Riverton Mussi acertou ao criar a Guarda Mirim, através da nova diretoria da corporação. Falcão acredita que o programa veio ao encontro dos anseios dos jovens, como também dos pais, tendo em vista que os mesmos se sentem mais tranqüilos e seguros, sabendo que seus filhos estão sob os cuidados dos agentes da corporação.
- Aqui eles aprendem diversos ofícios nos setores administrativos da prefeitura, o que contribui para afastá-los dos perigos das ruas - diz. O Programa Guarda Mirim atende jovens de 14 a 17 anos matriculados nas unidades escolares de toda a rede pública municipal. Consiste num curso de três meses de duração em horário alternativo ao do colégio.
O Guarda Mirim Vitor Faria Mothé da Silva, 16, assim que soube da inscrição, se interessou imediatamente pelo projeto. “Nesses seis meses aprendi a ter mais responsabilidade com as coisas e respeito com as pessoas. Meu comportamento na escola mudou, agora eu só tiro notas boas. E, o meu relacionamento tanto em casa quanto no quartel melhorou bastante”, afirma.
Já Pedro Henrique da Silva Wanzeler, 15, soube do projeto através do seu colega de farda, o GMM Mothé. Diz estar satisfeito em ser um dos integrantes do programa. “Aprendi a dividir o tempo entre a escola e o trabalho. Sinto que minha responsabilidade aumentou e meu relacionamento com as pessoas mudou muito. Agora não tenho mais tempo ocioso”, fala.
Rafaella Ferreira do Nascimento, 16, soube através de um vizinho que também é guarda municipal e a indicou para participar do projeto. Hoje se sente feliz por ser uma das 39 meninas que integram o programa. “O projeto me ajudou a desenvolver nos estudos, pois, antes, faltava às aulas. Ganhei mais responsabilidade em casa e no trabalho, onde estou aprendendo diversas atividades. No próximo ano, pretendo aprender mais e ajudar os novos jovens que entrarem para o projeto”, ressalta.
Nessa fase do programa os adolescentes exercem atividades de cunho social e esportiva, abrangendo aspectos de patriotismo, civismo, cidadania, meio ambiente e trânsito. Participam também de eventos municipais e em campanhas educativas. O Grupamento de Guarda Mirim tem como sede experimental o próprio quartel da GM, sendo composto por 80 integrantes.
O Programa Guarda Mirim traz em sua linha a preocupação do diretor-presidente, Antônio Franco, com a realidade social do país.“A ação do projeto se dá através de procedimentos que possibilitam a aquisição de hábitos, experiências e atitudes indispensáveis ao ajustamento do adolescente no trabalho produtivo e na convivência social. Em relação aos projetos para 2006, aguardo as determinações do prefeito Riverton Mussi”, finaliza.