A secretaria municipal Especial de Desenvolvimento Social e Humano e a secretaria Executiva da Infância e Juventude (Sinjuv) desenvolvem, em parceria com o Governo Federal, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), que promove importantes projetos sociais, visando assistir crianças e adolescentes que vivem em áreas de risco social. Um deles é o Projeto Identidade que reforça a promoção da cidadania.
O Projeto Identidade culminou com a retirada da carteira de identidade, no posto do Detran, no dia 21 de agosto. A coordenadora do programa, Viviane Menezes de Azevedo, e o orientador pedagógico, Douglas Fontes, levaram somente os adolescentes, pois não há a necessidade de acompanhamento de um responsável. Entretanto, as crianças com idade inferior a 12 anos receberão a carteira de identidade acompanhadas de um responsável.
Uma das alunas do projeto, Daiana de Macedo Siva, destacou que ao receber sua identidade já se sente uma cidadã. “Estou feliz por ter recebido minha identidade e ciente dos meus direitos e deveres”.
O projeto trabalha o resgate do auto-conhecimento, a melhoria da auto-estima e a formação dos conceitos de cidadania. Durante o período do projeto os alunos refletiram sobre temas como: “Quem sou eu?”, “A história do seu nome”, “A importância da data do aniversário”, “O que a sociedade espera de mim” e a “Importância dos documentos”, dentre outros.
O Peti, atualmente, atende 90 crianças entre 07 e 14 anos dos bairros Fronteira e Nova Holanda. Há ainda 10 vagas em processo de triagem, pois a capacidade de atendimento é para 100 crianças. Cada uma recebe uma bolsa mensal de R$ 25,00 do Governo Federal, e a prefeitura fica responsável por 90% do custeio de todo o programa. Ao completar 14 anos, são encaminhadas para outros programas sociais do município. Durante o período que passam na instituição, têm aulas de reforço escolar, ética, cidadania, educação ambiental, arte culinária, artesanato, educação física e capoeira.
Os assistidos pelo programa freqüentam a instituição fora do horário escolar. Na parte da manhã, antes das aulas, é oferecido café da manhã. As crianças também tomam banho, almoçam, escovam os dentes e vão para a escola. Na parte da tarde, elas são recebidas com almoço, lanche e vão para casa de banho tomado.