logo

Projeto incentiva a leitura no Ciep Oscar Cordeiro

23/05/2011 09:52:37 - Jornalista: Carlos Fernandes

O Ciep 058 Municipalizado Oscar Cordeiro está promovendo o Projeto “Respirando Leitura”, com o objetivo de valorizar seus alunos leitores e o processo de atendimento da biblioteca. Entre as ações de incentivo para desenvolver o senso crítico e o hábito da leitura, estão o “Concurso de Redação” e o “Reaproveitamento do Livro Didático”, previstas para acontecer no decorrer do ano letivo. O Ciep possui 753 estudantes do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental.

O secretário de Educação Guto Garcia, ressalta a importância das escolas promoverem projetos como este para contribuir no processo de despertar o gosto pela leitura nos estudantes.

- A leitura é um dos pilares do processo educacional, e iniciativas de incentivo são fundamentais neste processo de formação das crianças e jovens. Esta união de esforços entre educadores, pais e comunidade é fundamental para despertar a fome de leitura para ajudar estes alunos a encarar seus desafios futuros com mais facilidade, acrescentou.

Uma das ações mais aguardadas é a “Árvore de Leitura”, onde a cada livro que o aluno lê, recebe uma folhinha com seu nome e a obra para fixar em uma maquete de árvore desfolhada. Ao final do ano letivo, quando a copa da árvore estiver repleta, os três alunos que mais leram de acordo com o número de folhas fixadas na árvore, receberão homenagem e o título de “Leitor do Ano 2011” inaugurando uma galeria de fotos no interior da biblioteca.

- O objetivo da “Árvore de Leitura” é fomentar nos alunos o desejo de ler, fazendo com isso com que os alunos adquiram o hábito da leitura. Assim trabalhamos com eles a leitura obrigatória e a da sala aula com os professores, além da leitura opcional, na da sala de leitura e na biblioteca – disse a professora orientadora do Oscar Cordeiro, Ester Monteiro.

Como a biblioteca do Ciep Oscar Cordeiro recebe a visita constante de alunos, muitos solicitam empréstimo do livro para terminarem a leitura em casa. E como a procura é significativa, estes alunos poderiam servir de modelo para aqueles que não apreciam leitura: “Implantei este projeto em outra escola em que trabalhei e foi sucesso. Agora que o trouxe para cá, espero que esse sucesso se repita e possamos formar leitores assíduos”, finalizou Ester.