logo

Projeto "Liecam o ano todo" realiza mais uma ação

31/01/2013 17:29:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Érica Ferreira

Os trabalhos são voltados para a conscientização quanto as doenças sexualmente transmissíveis e outros cuidados com a saúde

A Prefeitura de Macaé em parceria com a Liga Independente das Escolas Carnavalescas de Macaé (Liecam) iniciou nesta quinta-feira (31) mais uma edição do projeto “Liecam o ano todo”, no Calçadão da avenida Rui Barbosa. O projeto prossegue nesta sexta-feira (01), de 9h às 16h na praia dos Cavaleiros. Os trabalhos são voltados para a conscientização quanto as doenças sexualmente transmissíveis e outros cuidados com a saúde.

Durante todo dia foram realizadas diversas ações como aferição de pressão arterial, distribuição de preservativos e medicamento homeopático para dengue. O medicamento não é uma vacina, apenas fortalece o sistema imunológico minimizando assim os sintomas da doença. As doses homeopáticas não têm contra indicação e podem ser utilizadas por pessoas de todas as idades.



Folhetos explicativos sobre a dengue também foram distribuídos, com dicas para combater o mosquito aedes aegypti e os focos de larvas. Segundo o assistente social da Liecam, Fabiano Porto, somente na parte da manhã, mais de mil atendimentos foram realizados. Nos casos em que fica constatada que a pressão arterial do paciente está alterada é feito o encaminhamento para o Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas ou outra unidade de saúde.



O administrador, José de Deus Lima, que passava pelo local elogiou a iniciativa e o trabalho da equipe. “Este trabalho é muito importante, pois informa e cuida da população”, disse. A motorista de transporte escolar, Josiléia Ribeiro, acrescentou que a atuação dos profissionais no calçadão atrai um grande número de pessoas que acabam recebendo orientações e desta forma passam a se cuidar.



A distribuição de preservativos também é seguida de orientações, principalmente sobre a importância do uso em todas as relações. “O objetivo é prevenir contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), como HIV, Sífilis, Hepatite dentre outras. É fundamental fazer o uso da camisinha, pois a pessoa se previne e previne quem ela gosta”, frisou Fabiano.



O trabalho conta com a parceria das secretarias de Saúde, Educação, Comunicação, Cultura, Coordenadoria de Defesa Civil e Escola Técnica José Rodrigues da Silva.


Fotos Relacionadas