O Programa Saúde da Família (PSF) em parceria com o Centro de Apoio Psicosocial (CAPSad Porto) e secretaria Especial de Saúde (Semusa) realizaram, na tarde desta quarta-feira (20), o primeiro encontro do projeto Macaé Livre do Tabaco, com os profissionais da equipe do PSF do Botafogo. Uma comissão percorrerá todos os PSF do município para capacitar profissionais das unidades de saúde para ministrarem palestras sobre a dependência química.
Para a Terapeuta Ocupacional do CAPSad, Miriam Di Giovanni, a realização do “Macaé Livre do Tabaco” é uma iniciativa de grande importância para o município. ”O objetivo desse projeto é capacitar os profissionais dos PSF para que eles possam ser multiplicadores das informações para os usuários do Tabagismo”, disse Miriam.
Segundo a médica Pneumologista, Claudia Magaldi, o Tabagismo é uma doença que requer os mesmo cuidados da pressão alta. “Sabemos que parar de fumar não é fácil, ainda mais quando a pessoa já esta dependente química, onde a substância psicoativa relacionada à Nicotina. Então, quando a pessoa demonstra vontade de parar é um ótimo sinal e aí que entramos com tratamento médico. Acima de tudo tem que ter a vontade de querer parar e saber os malefícios que elas nos traz, comentou Magaldi”.