Com orientações e acompanhamento, produtores familiares do Sana, distrito da região serrana, estão incrementando a produção de maneira sustentável. O Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS) é promovido pela empresa Ocyan e Fundação Norberto Odebrecht, com apoio da Prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Na última semana, um encontro reuniu representantes da empresa e do poder público para apresentação dos resultados. O trabalho tem beneficiado oito comunidades, 27 famílias, com quase 100 pessoas impactadas. “Esse é um projeto essencial para agricultura familiar, pois, através dele, fornecemos tecnologias que auxiliam os beneficiários a diversificar seus cultivos agrícolas e a manejá-los em respeito ao meio ambiente. Além disso, impulsionamos o aumento de suas rendas demonstrando novos métodos de escoamento e comercialização dos seus produtos”, afirma Wendy Wicks, integrante da área de Sustentabilidade da Fundação Norberto Odebrecht, braço social do Grupo Novonor.
Através do programa, os agricultores têm acesso a treinamentos para uma gestão mais eficiente das suas propriedades, assistência técnica, capacitações, entre outros incentivos. “Esse fortalecimento do produtor familiar traz inúmeros impactos positivos não apenas para quem está diretamente ligado ao programa, mas em toda uma cadeia de produção. Estamos envolvidos desde o início atuando com a estruturação e o mapeamento desse público-alvo. Estamos muito satisfeitos com o que vimos aqui”, aponta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, que esteve presente na apresentação realizada junto à comunidade local, no Sana, acompanhado da chefe de gabinete, Mariana Previtali e do diretor executivo da pasta, Ronaldo Paes Leme.
O secretário municipal de Agroeconomia, Dudu Jardim, ressaltou que a iniciativa traz mais conhecimento ao produtor familiar e a adoção de hábitos ligados à preservação ambiental. “Essas informações trazem melhorias no manejo diário da produção e da forma como esse produtor enxerga o seu espaço de atuação, como um local de sustento e também de cuidado”, afirma.
Participaram ainda da reunião: Kátia Santos, Especialista de Responsabilidade Socioambiental da Ocyan; Jonas Nogueira, Coordenador de Sustentabilidade da Fundação Norberto Odebrecht; José Luiz Natal Engenheiro Agrônomo, ORGANOSOLO; Raul Rosa, Agrobiologia e Enio Fraga da Silva da Embrapa; pela Emater: João Matias, extensionista de Macaé, João Batista Alves – GTE planejamento e metodologia e Cintia dos Santos, extensionista; pela APPAC: Márcio Nascimento, Diretor executivo e pela APAF: Júlio César, Presidente.